dicas home office

Vivo e GoHome: dicas home office

Rate this post

Mais uma matéria com participação do GoHome, desta vez para o portal Vivo Seu Dinheiro, da companhia telefônica Vivo. Acompanhe as dicas abaixo ou neste link.

Veja dicas para montar seu home office

Trocar o escritório pela sala de casa é uma tendência cada vez mais presente no mercado de trabalho. Com o home office, o trânsito diário é deixado de lado e a organização da rotina é feita por você mesmo, com mais tranquilidade para desenvolver os seus projetos.

Mas o conforto oferecido também pode ser um problema quando não se sabe por onde começar ou o trabalho em casa é entendido como sinônimo de não ter regras. Não é à toa que para a jornalista e autora do site GoHome, Marina Sell Brik, os desafios mais comuns no início estão ligados à distração e à falta de disciplina.

Desafios de fazer home office

A ausência de um chefe por perto para repassar ordens e definir o que fazer pode representar uma dificuldade para quem opta pelo home office. Ao mesmo tempo, não são poucas as distrações que aparecem ao redor e tornam ainda mais difícil manter o foco no trabalho.

“Alguns também sofrem com o isolamento, especialmente no começo, e outros com a falta de compreensão da família. Mas para tudo tem uma solução”, tranquiliza Marina. Para ela, o segredo é dedicar um espaço próprio da casa para realizar todos os trabalhos.

Pode ser apenas um cantinho, o importante é que ele passe a ser compreendido como o local em que todas as suas tarefas são realizadas. Para manter a concentração, também é importante definir quais são as atividades que devem estar prontas até o fim do dia.

Se na empresa nem sempre é possível fazer pausas, em casa elas podem ser suas aliadas para render mais. Uma dica é trabalhar ao longo de uma hora sem interrupções, por exemplo, e depois aproveitar um intervalo de dez minutos para relaxar.

Monte o seu próprio home office

Trabalhar de pijama e no conforto que só a sua cama pode oferecer é tentador, mas também não costuma funcionar. É preciso ter horário para acordar e para finalizar os seus compromissos profissionais e, ao mesmo tempo, compreender que aquele espaço não é só onde você vive, mas também seu ambiente de trabalho.

Para Marina, o primeiro passo é definir no que você vai trabalhar e por quanto tempo. A partir disso, é possível construir a sua rotina e definir limites. Pode levar algum tempo, mas aos poucos você vai identificar as suas necessidades e características que ajudam a manter tudo em dia.

Por outro lado, não se esqueça de que uma das principais vantagens do home office é contar com flexibilidade. Imprevistos e compromissos de última hora acontecem e você precisa estar preparado para lidar com eles da melhor maneira possível. Às vezes pode ser necessário compensar em um sábado o que você não conseguiu render ao longo da semana – e isso é perfeitamente normal. O único cuidado é para que a prática não vira parte da rotina.

Gostou das dicas para montar o seu home office? Compartilhe!

Leave A Response

* Denotes Required Field