Trabalhar em casa te deixa mais feliz

Uma querida leitora nossa, a Cristiane Maestrelli, nos enviou o link de uma matéria da Super Interessante sobre home office. Como você já deve ter percebido, a manchete é: “trabalhar de casa deixa você mais feliz“. Claro que a primeira coisa que pensamos quando lemos o título do post, foi: “ah, mas disso a gente já sabia!”. Mesmo já sabendo que trabalhar em casa deixa qualquer um mais feliz, é sempre bom vermos esses dados divulgados na imprensa. Quem sabe mais empresas não se animam a começar a adotar o home office? 😉

home office

O dado é o seguinte: trabalhar em casa até duas vezes por semana aumenta a produtividade. As fontes de pesquisa são a Sage e a NCBI, com dados gringos. Fato é que fazer home office melhora a satisfação dos funcionários, uma vez que ficam menos cansados, menos estressados e mais envolvidos com o emprego. E aqui, um parênteses: muitos funcionários acabam produzindo mais não só porque estão mais felizes como também porque não querem perder o benefício do home office.

home office casa

A matéria ainda faz uma ressalva: diz que esses resultados positivos só funcionam se o colaborador fizer home office apenas alguns dias da semana. O argumento é que ele pode se sentir desconectado do emprego e dos colegas. Cá entre nós, não é bem assim. Pela nossa experiência com as empresas, cada caso é um caso. A Cisco, por exemplo, tem grande parte da equipe 100% remota e isso não afeta em nada o desempenho dos profissionais (o case completo da empresa está no livro Trabalho Portátil). É tudo uma questão de saber quais são os objetivos da empresa com o trabalho portátil, como e quando vai ser feita a comunicação virtual e presencial. Uma reunião presencial a cada 15 dias é o mais comum nas empresas que adotam o home office.

trabalho em casa

De qualquer forma, a pesquisa divulgada é muito interessante e só reforça o conceito de que o home office é algo benéfico e deve fazer parte cada vez mais da rotina das empresas. Fica aqui a nossa torcida para que cada vez mais empresas (de todos os portes) se animem com a ideia e permitam que seus funcionários sejam mais felizes.

home office

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







2 Comments

  • Jorge

    Reply Reply 30 de agosto de 2018

    Párabéns pelo seu artigo, vou voltar mais vezes no seu site!

  • José Mello

    Reply Reply 15 de outubro de 2018

    Bem interessante a pesquisa, eu discordo que só aumenta a produtividade se trabalhar algumas vezes na semana, eu trabalho home office e posso afirmar que aumentou drasticamente minha produtividade, basta ter um equilibrio, entre trabalho e vida social que tudo flui. Parabéns pelo artigo.

Leave A Response

* Denotes Required Field