Sesta: cochilo renovador

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A preguiça é um dos principais pecados do home office. Mas existe uma exceção: o cochilo também conhecido como sesta. A sesta obedece a um ciclo natural de sono que é uma ferramenta importante para reparar o sono, evitar a fadiga, aumentar a produtividade e também a atenção, reduzindo erros e acidentes.

Ao prevenir a fadiga, o cochilo breve aumenta nossa resistência, reduzindo o risco de doenças físicas e mentais. Este recurso já foi testado e aprovado pelos gênios da criatividade e gerência: Winston Churchill, John F. Kennedy, Henry Ford, Albert Einstein e Thomas Edison.

Você pode fechar os olhos por 15 minutos, ou tirar um cochilo de meia hora. O que funcionar melhor para você. Procure não passar dos 30 minutos, para não atrapalhar o sono da noite e para evitar a inércia do sono (quando a pessoa acorda com sensação de canseira, mais lenta, como se o corpo ainda estivesse dormindo). O conselho é de Stella Tavares, neurofisiologista do Hospital Israelita Albert Einstein e autora do livro Durma Bem, Viva Melhor, na matéria da Veja sobre o assunto.

A idéia aqui é prevenir contra a fadiga, ou seja, descansar um pouco antes de ficar cansado demais.

A Superinteressante traz uma lista de empresas que já utilizam este recurso, que beneficia tanto funcionários como empresa.

Estas empresas já disponibilizam salas com isolamento acústico, decoradas com puffes e futtons para estimular a sesta. Mas você conhece lugar melhor para tirar esta soneca do que o seu próprio sofá?

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