mae home office

Ser mãe e trabalhar em home office: 3 dicas para facilitar sua vida!

Mãe da Julia, a jornalista Grace Barbosa é também home officer de carteirinha. Por isso mesmo, pedimos para que ela escrevesse um post especial para auxiliar um público querido e assíduo do Go Home: as mães que trabalham em casa. Confira as dicas da Grace agora 😉

Computador, canetas coloridas, desenhos, brinquedos e voz de criança chamando a todo instante. Ser mãe e trabalhar em home office é um desafio enorme. Mas também é um privilégio poder trabalhar de casa, olhando os filhos de perto, atendendo sempre que possível, podendo verificar uma febre a cada meia hora.

mae home office

Mas o outro lado é desafiador: fazer o trabalho render em meio a distrações ou terminar e entregar uma tarefa dentro do prazo. A verdade é que esse sonho, que é de muitas mulheres e mães, exige uma dose extra de determinação, disciplina e organização de rotina.

Sou mãe empreendedora há 4 anos, e nesse período sempre trabalhei em home office. Já vivi todas as situações possíveis: trabalhar com o filho literalmente ao lado, trabalhar enquanto ele assiste a um desenho ou brinca, trabalhar em um espaço com ele brincando com outras crianças, trabalhar enquanto deixo na escola meio período e complementando o trabalho com as horas de sono da criança.

bebe home office

Já vivi dias de não conseguir cumprir um compromisso sequer, e dias onde trabalhei tudo que precisava a ponto de terminar a tarde no chão, pintando com minha filha. Sim é possível, mas tem seus segredos.

1 – Ajuste sua agenda à sua realidade

mae home office

O primeiro deles é ajustar sua agenda e suas expectativas à SUA realidade. Para isso não existem fórmulas. O melhor horário para fazer seu trabalho render vai depender da dinâmica da sua casa e do seu filho. Ele vai à escola? Ele dorme cedo e faz grandes cochilos à tarde? Ele passa algumas horas com sua mãe ou sogra? Quanto tempo ele costuma brincar sozinho sem solicitar sua atenção?

Com essas respostas você consegue encontrar no seu dia a dia as melhores horas de trabalho. Nelas, você deve concentrar seu trabalho mais importante ou que exige maior concentração. É claro que ainda será necessário mais um tempinho para o trabalho extra. Esse tempo você poderá criar intercalando outras atividades da casa ou do seu filho.

IMPORTANTE – ajuste também a sua expectativa de trabalho. Não pense que suas 2 horas de trabalho irão render como 8. É preciso muita organização e a dica de ouro é separar por pequenas tarefas, até que todo o trabalho seja cumprido.

2 – Separe um espaço de trabalho

mae trabalhar em casa

Essa dica é importante para mães que trabalham em casa, mas também para todos. A diferença é que no espaço de trabalho da mãe experiente você irá encontrar materiais para crianças. Isso mesmo, na minha mesa de trabalho tem canetas coloridas e muito papel para desenho. Já teve uma época em que havia massinhas de modelar. O material irá depender do interesse e idade do seu filho. Essa distração é para aquele e-mail urgente que você precisa enviar e seu filho está ansioso por uma atividade.

filhos home office

Fique atenta ao interesse do seu filho e tenha sempre por perto o material de interesse. Acredite, essa dica pode salvar seu dia!

3 – Você vai precisar de ajuda

familia home office

Mesmo que você tenha a agenda mais organizada do mundo, mesmo que sua casa e escritório sejam um centro de entretenimento para seu filho, uma hora você precisará de ajuda. Por isso, sempre que puder, separe um tempo da sua vida para cultivar amizade com outras mães que trabalham em casa ou empreendem. Crie e cultive suas redes de apoio.

mae home office

Se por acaso você mora perto de seus pais ou sogros, aproveite essa super ajuda. Tem uma vizinha querida e solícita, lembre-se sempre de levar mimos nas datas especiais. Mães que trabalham em casa precisam de muito apoio externo. Os imprevistos acontecem, nem sempre os clientes podem esperar ou entender sua situação. Por isso esteja com toda a rede a postos e seja o apoio de outra mãe também!

Espero que essas 3 dicas tenham te ajudado. Ser mãe é uma benção, assim como poder trabalhar com algo que te traz realização e renda. Seja mãe, seja empreendedora, seja feliz!

mae home office

Grace I. Barbosa – Criadora do site Mãezíssima, que traz conteúdo inédito e de qualidade para mães e pais. Mãe empreendedora também no Organize seu site. Mãe da Julia e esposa do Silvio.

grace barbosa

Se você quiser mais informações sobre atividades para exercer em casa, confira o e-book 130 ideias de negócios para montar em casa. E para mais dicas sobre como administrar melhor a carreira em casa com a maternidade, confira o Home Office & Filhos.

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







Leave A Response

* Denotes Required Field