Em pesquisa divulgada recentemente, a Endeavor Brasil (em parceria com o Ibope Inteligência) traçou um panorama no empreendedorismo no país.
Nós sabemos que muitas empresas de sucesso começaram com empreendedores de pequeno porte, geralmente em home office, e com muita sede de autonomia.
Dentre os perfis analisados, foram detectados nove estilos de empreender: desbravador, empolgado, provedor, apaixonado, antenado, independente, arrojado, pragmático e lutador, segmentados entre empreendedores formais, informais e potenciais.
Dentre os formais, confira algumas características:
Apaixonado: a maioria é mulher, entre 25 e 35 anos. Em geral, possui empresas nas áreas de saúde, estética e venda de acessórios. Enfrenta dificuldades burocráticas e falta de investimento. Poderia se beneficiar de cursos sobre acesso a capital, inovação e networking.
Antenado: geralmente é jovem e tem maior renda familiar. Enfrenta obstáculos de conhecimento e investimento. Demanda mentoring e coaching, além de ajuda com recursos humanos.
Independente: empreendedor mais maduro e estável. Não acessa muito a internet, portanto precisa de conteúdo por meio de revistas e/ou jornais. Para resolver problemas financeiros, requer educação sobre linhas de financiamento e oportunidades de acesso a capital.
Arrojado: a maioria é composta por homens com maiores rendas pessoal e familiar. Para crescer, precisaria de ajuda sofisticada e mentoring /networking com especialistas para resolver problemas de conhecimento empresarial, obstáculos financeiros e pessoais.
A pesquisa ainda revela que 3 em cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser funcionário de uma empresa.
Tomara que não lhes falte incentivo, conhecimento e perseverança. Sucesso a todos vocês!
*A pesquisa completa você encontra aqui.
Leave A Response