Quanto se paga para ir ao trabalho de carro?

Rate this post

A matéria, veiculada no jornal Valor Econômico (05/06/2014), via Reuters/NY (Chris Taylor), cita o alarmante dado: nos EUA, quem dirige 32 km por dia para ir ao emprego gasta US$ 50 mil em dez anos só em gasolina. Veja ainda quais outros danos isso pode causar à saúde.

Kay Phillips, da Carolina do Norte, resolveu fazer as contas. Calculou os quatro anos em que dirigiu 2,5 horas por dia para ir trabalhar, e depois a mesma coisa para voltar para casa, todos os dias da semana. Resultado: US$ 43 mil. Isso só com gasolina, sem contar trocas de óleo, reparos no carro, seguro, estacionamento, etc. Ela diz: “eu sempre imaginei que ficaria doente se soubesse, e de fato fiquei”.

A matéria comenta que só essa ida e volta ao trabalho pode estar lhe custando mais do que imagina: número de horas perdidas, despesas do carro, problemas de saúde. Mais de 10,8 milhões de americanos passam mais de uma hora no trânsito a caminho do trabalho (só ida). E 600 mil demoram pelo menos 90 minutos e percorrem 80 km para chegar ao trabalho (fonte: Census Bureau).
E o texto segue assim, questionando este deslocamento absurdo.

Na verdade, segundo algumas visões utópicas, não deveríamos mais nos preocupar com o transporte até o trabalho, pois em algum momento todos nós estaríamos trabalhando confortavelmente em casa, dedilhando nossos laptops e iPads enquanto tomamos um chá de camomila

Entre 2000 e 2011, o tempo médio de deslocamento até o trabalho não mudou absolutamente nada, apesar dos avanços tecnológicos: 25,5 minutos. E a coisa ainda piora. A Gallup-Healthways Well-Being Index constatou que quanto maior o tempo gasto até o trabalho, maiores os níveis de obesidade, colesterol, dores, fadiga e ansiedade das pessoas. Para os que têm uma renda mais modesta, os custos com transporte têm um impacto ainda maior no orçamento doméstico, abocanhando cerca de 6% de suas rendas. Para aqueles de renda baixa que vão de carro para o trabalho, o número sobe para 8% a 9%.

Screen Shot 2014-06-10 at 18.19.24

Outra forma de calcular quanto gasta para ir trabalhar é pela quilometragem. Segundo o blogueiro Mr. Money Mustache, a longa viagem até o trabalho “é a coisa que mais contribui para manter a maior parte das pessoas na pobreza”. O texto prossegue comparando o valor gasto em deslocamento com um investimento em plano de aposentadoria, ao que Kay – a personagem lá do início da matéria – finaliza: “Meu Deus! Não quero nem pensar nisso!”.

E nós aqui pensando: Go Home!

via Decio Brik

Leave A Response

* Denotes Required Field