Por que as pessoas não trabalham no trabalho?

O video abaixo foi enviado pelo Alan Drummond, que acompanha o Go Home, e tem tudo a ver com o que a gente sempre cita aqui no blog: a formatação do trabalho e do escritório como o conhecemos está com os dias contados.

Acompanhe o video da palestra de 15 minutos de Jason Fried, para o TED (legendas em português).

Se preferir, seguem aqui os tópicos abordados:

– Estipularam o trabalho como um prédio comercial cheio de coisas (equipamentos, móveis) onde você tem que ir para fazer o seu serviço

– Há 10 anos ele pergunta: “onde você vai quando tem que fazer algo bem feito?”, e as pessoas geralmente respondem: na varanda, na cozinha, no avião, na cafeteria, ou ainda, “não importa aonde eu esteja, contanto que seja bem cedinho, ou à noite, ou nos finais de semana

– Não respondem “no escritório”, pois no escritório você não tem um dia de trabalho, você tem momentos de trabalho. Muitas vezes não sente que concluiu o trabalho, apenas realizou tarefas

– Quem é criativo – como designers, escritores, programadores, engenheiros, pensadores – precisa de tempo ininterrupto para realizar o trabalho

– Sono e trabalho são parecidos, ambos têm fases. O sono tem 5 fases; se você é interrompido em alguma delas, não consegue voltar ao mesmo ponto onde estava, tem que começar do zero

– Às vezes você acorda e pensa: dormi, mas não dormi bem

– Então como as pessoas vão trabalhar direito se são interrompidas no trabalho?

– Alguns gerentes não querem que seus funcionários trabalhem em casa por causa de distrações como a TV, a cozinha (lanches), o sofá, etc. Outros dizem: se eu não consigo ver a pessoa, como vou saber se está trabalhando?

– Só que essas são distrações voluntárias, você escolhe quando fazê-las

– No escritório são involuntárias

– Gerentes acham que as distrações no escritório são o Facebook, Twitter, YouTube e chegam até a bani-los

– Na verdade, esses recursos são as “pausas para o cigarro” modernas

– O problema real é o M&M’s (Managers & Meetings); Gerentes & Reuniões

– Quando as pessoas dizem os momentos em que rendem mais, não citam os M&M’s

– O gerente (*e Jason Fried já foi gerente) tem como trabalho interromper os outros

– E também marca reuniões, que são tóxicas, venenosas, durante o expediente

– Você pede para as pessoas pararem o que estão fazendo para irem à reunião

– Reunião não é trabalho; só diz o que deve ser feito mais tarde. E elas procriam; uma reunião acaba levando à outra e outra…

– Uma reunião de uma hora com 10 pessoas não é uma reunião de uma hora, é de 10 horas (tirou uma hora produtiva de cada um)

– Como os gerentes podem melhorar o ambiente de trabalho?

1. assim como existe o Casual Friday, pode haver a Quinta Sem Falar (p. ex. uma quinta ao mês, ou toda semana, pode até ser por meio período, ninguém fala, ninguém é interrompido. São 4 horas sem interrupção!)
2. trocar a comunicação ativa (encontros cara-a-cara, tapinha no ombro, etc.) por comunicação passiva (e-mails e mensagens instantâneas). Assim, você escolhe a hora para acessar essas informações. E, se parar para pensar, nada é tão urgente assim.
3. se tiver uma reunião marcada (e tiver esse poder), cancele-a. E não reagende. Apenas esqueça-a.

Jason Fried para o TED.

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







5 Comments

  • Júlia Rios

    Reply Reply 15 de junho de 2012

    Excelente vídeo! Realmente, me sinto melhor trabalhando em casa. Não consigo trabalhar com várias pessoas falando ao mesmo tempo. Sou gestora de qualidade, e fico revisando documentos o tempo todo, o que exige concentração. Este site com certeza vai ser tema da minha próxima reunião com meus gerentes:)
    Só tem um probleminha, acabo levando o trabalho direto, ou seja sem pausas e isso me causa dores de cabeça e no corpo. E se tento fechar os olhos para descansar, acabo dormindo, o que não é nada bom! De quanto em quanto tempo deve ser as pausas? Agradeço se pudessem me responder.
    Grata!!
    Júlia Rios

  • Andre

    Reply Reply 15 de junho de 2012

    Oi Julia, tudo bem?

    O ideal é parar 10 minutos a cada hora trabalhada. E se possível, neste período de pausa, fazer uns alongamentos. Além das pausas, vale a pena ler este post também:

    http://www.gohome.com.br/home-office/como-tirar-ferias/

    Suja bem-vinda! ABraço!

  • Lucia Freitas

    Reply Reply 19 de julho de 2012

    André, acho que você não conhece, mas existem progrmas muito bacanas para ajudar a gente, que trabalha em casa, a fazer as pausas tão fundamentais… eu até já fiz post sobre isso, mas não vou fazer jabá do meu blog aqui – que acho isso de última no primeiro comentário num blog que acabei de descobrir…
    Ganhou uma leitora, moço.

  • Renato

    Reply Reply 26 de novembro de 2014

    Excelente vídeo. É meu pensamento também. Cada reunião que vou é 90% de tempo perdido. Raramente saio de uma reunião com a cabeça aberta, com novas competências. Produzo bem quando me deixam em paz 🙂

Leave A Response

* Denotes Required Field