Perfil home officer: Maria Alice, do explora

Direto de uma multinacional para o home office

Maria Alice Cavalcanti é brasileira e Sales Director do explora, uma marca de hotéis-boutique voltada ao perfil aventureiro, com sedes em lugares remotos como Atacama, Patagônia, Rapa Nui e Travessias.

Hoje, ela trabalha de seu home office, mas já passou por grandes empresas multinacionais da rede hoteleira. Sua trajetória é semelhante a de vários home officers que deixaram grandes empresas para conquistar mais liberdade e autonomia.

Acompanhe mais detalhes na entrevista que ela concedeu com exclusividade ao Go Home:

– Conte um pouco sobre sua carreira e sobre sua atividade atual:

Me formei em hotelaria pelo SENAC e quando recebi o diploma ainda não me sentia pronta para exercer a profissão e por isso optei por ter uma experiência fora do país. Meu desejo era me tornar dona de um restaurante e por isso decidi por um Curso de Administração de Restaurante na FIU em Miami. Quando voltei ao Brasil uma amiga me chamou para trabalhar em uma agência de marketing e eventos e conheci um ramo dentro da hospitalidade que me interessou muito e aonde aprendi bastante – logística, orçamentos, produção, criação e execução de um projeto. E é claro desenvolvi minhas capacidades para atender os clientes. Foram 02 anos de muito trabalho até que uma outra grande amiga minha que trabalhava no Grand Hyatt São Paulo, na época ainda em processo de abertura, me pediu para fazer uma entrevista, pois estavam precisando de pessoas com o meu perfil para o time de vendas. Então, pensei “eu, vendas, não tive isso na faculdade”… Bom, encarei o desafio e na minha entrevista o que fiz foi usar o bom senso e a sinceridade. Funcionou, o Diretor de MKT&Vendas disse: o que nós precisamos você já tem em você, está no seu sangue, o resto nós vamos te ensinar”. Juntamente com mais 04 pessoas na equipe de vendas, fiz a abertura do Grand Hyatt São Paulo em 2002 e me dediquei a essa maravilhosa escola e empresa que é a Hyatt International até 2006, quando mais uma vez me arrisquei e decidi acreditar em um produto que nunca tinha ouvido falar antes – explora – www.explora.com. Já estou há quase 06 anos e hoje como diretora de MKT & Vendas da empresa – tudo que está relacionado ao Brasil é minha responsabilidade. Toda a parte de vendas, atendimento, eventos para clientes, incentivos, treinamento com agências de viagens e operadoras de turismo, parte corporativa de grupos e eventos, imprensa e desenvolvo também toda a parte de marca do explora no Brasil, associação com outras marcas que tem a ver com o que acreditamos, fortalecer e ser referência de qualidade.

– Por que optou pelo home office?

No início trabalhava em um escritório próximo a minha casa, porém como fico sozinha e faço meus horários – reuniões, eventos, viagens… optei depois do casamento por ter um espaço só meu, com a cara do explora dentro de casa. Isso faz 03 anos e está funcionando muito bem. Quando trabalhamos sozinhos o tempo passa rápido e tudo rende muito, dessa forma muitas vezes me esqueço de beber água, comer e estando em casa tenho a facilidade de ir até a cozinha, saber que tem hora para almoçar e além disso tornar o tempo mais dinâmico. É bastante funcional e prático.

– Na sua opinião, quais são as vantagens de trabalhar em casa?

Para mim são muitas: não preciso pegar trânsito para ir ao trabalho, consigo organizar o meu tempo e coordenar as ações do dia, trabalhar até um pouco mais tarde, pois sei que estou em casa e não precisarei sair e pegar o carro…

– Quais os desafios que você enfrentou e como lidou com eles?

Os maiores desafios foram no início, a adaptação, sair de uma multinacional onde tudo funcionava para ir para algo onde eu me tornava responsável por tudo. Se quebrava a impressora, eu mesma precisava me virar para arrumar, ou se tinha algum problema no computador, ou se precisava dividir um problema do trabalho, não tinha ninguém para desabafar ou dividir uma ideia e saber a opinião imediata. Aos poucos, tudo foi se ajeitando e hoje não troco o home office. É preciso ter disciplina, comprometimento e determinação, um trabalho que depende de você e os resultados e os méritos também serão seus. Uma liberdade e autonomia para desenvolver todas as nossas capacidades, poder criar algo novo e importante para a empresa. Saber que mesmo sozinho você faz parte de um todo e é uma peça fundamental para o sucesso.

– Conte uma curiosidade, fato interessante ou relevante referente ao trabalho em home office:

Um situação que sempre acontece, hoje um pouco menos pois já levei várias broncas – rsrsrsrs, é o fato de, por trabalhar em casa, eu achar que posso sentar na mesa do escritório a hora que eu quiser, inclusive depois das 20h00, 21h00, sábado e domingo e achar que moro sozinha. Grande engano, meu marido sai super cedo de casa e volta geralmente às 19h00. Tem dias que vejo ele na porta do meu escritório me olhando e dizendo: estou com fome, podemos jantar? Ou “não tínhamos combinado de sair, você não vai se arrumar, já estamos atrasados!” Coisas de marido e mulher…

Explora Patagonia:

Imagens: Divulgação.

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







2 Comments

  • Cecilia

    Reply Reply 6 de dezembro de 2011

    Gostaria de saber como encontrar vagas para trabalho home office na área do turismo.
    Alguma dica?
    Obrigada!

  • Gabriela

    Reply Reply 13 de dezembro de 2011

    Olá, como posso encontrar vagas para o trabalho home office na área jurídica?
    Obrigada.

Leave A Response

* Denotes Required Field