home office desafios

Os 7 pecados capitais do home office

“Trabalhar home office é o o meu sonho, mas eu acho que não vou conseguir, não tenho disciplina”. Essa é a frase que mais ouvimos aqui no GoHome e pessoalmente também. Muitos sonham em trabalhar em casa e muitos também colocam obstáculos na hora de trabalhar sem um chefe por perto. Claro que os obstáculos existem, mas isso não quer dizer que seja algo inviável. Muito pelo contrário, o home office é hoje a solução mais lógica para se trabalhar, seja para uma empresa, seja como empreendedor ou freela.

Foi esse inclusive o tema da matéria em que fui entrevistado na Exame. Já que o tema está bombando, a imprensa quer saber: quais são os cuidados que devemos tomar ao trabalhar em casa. E por imprensa entenda-se os leitores, que no final das contas é você. Sim, você que está lendo este post e está em busca de mais informações para fazer do seu home office um sucesso. Então vamos à matéria, que por sinal que ficou bem bacana. Aqui está o link para o texto completo, assinado por Claudia Gasparini.

Os 7 pecados capitais do home office são:

1. Passar o dia de pijama
Por mais que a ideia soe tentadora, trabalhar com a sua roupa de dormir não é legal. Você não entra no clima de trabalho e pode ser pego de surpresa por um call de última hora ou um cliente que passou ali perto e resolveu tomar um cafezinho com você.

2. Não cuidar da postura

Ficar com o computador no sofá ou na cama parece confortável, mas pode causar dores e até lesões no futuro. Então, tenha móveis ergonômicos e cuide da postura ao longo do dia.

3. Trabalhar em qualquer lugar da casa

Nem todo mundo tem um espaço exclusivo para montar um escritório em casa, mas isso também não é desculpa para trabalhar em qualquer cômodo. Escolha um espaço minimamente isolado, com menos ruído e boa iluminação.

4. Ceder às distrações

Da TV à geladeira, são muitas as tentações em casa. Para não perder o ritmo, tenha em mente que é preciso manter a disciplina como se estivesse no escritório tradicional.

5. Não ter hora para começar nem terminar
Claro que os seus horários podem ser flexíveis, mas é melhor manter um expediente regrado para não trabalhar demais nem de menos.

6. Não combinar regras com a família
Contar com o apoio e a compreensão das pessoas que moram com você é essencial para o sucesso do seu home office. Apesar de muitas famílias não estarem prontas para esta situação, explique aos cônjuges e filhos quais são as regras de convivência na casa durante o expediente.

7. Nunca sair de casa
Sem a obrigação de ir até o escritório, muitos profissionais acabam passando tempo demais isolados em suas casas. Isso pode acabar em desânimo e às vezes até na desistência do home office. Tente sair de casa pelo menos uma vez por dia para ver outras pessoas e arejar as ideias.

materia home office

E aqui você encontra mais dicas para trabalhar em casa de maneira produtiva, desta vez a entrevista para a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)