O trabalho flexível e os microempreendedores

Rate this post

Cada vez mais microempreendedores utilizam o benefício do trabalho remoto para aumentar sua equipe ou contar com mão de obra especializada (mesmo que em outro estado ou até país). Inclusive o GoHome já citou um case de sucesso de uma agência com equipe 100% remota, lembra?

Agora no início de janeiro o The Guardian divulgou uma matéria e enquete sobre o mesmo tema e achamos interessante replicar por aqui.

Na Inglaterra, o clima frio e as tempestades de neve acarretam problemas de transporte que acabam também afetando a produtividade nas empresas. E isso, no caso das ME’s, pode custar bem caro. A pergunta que eles fazem é: o trabalho flexível poderia ser a resposta para este problema?

Aqui no Brasil também contamos com uma série de problemas relacionados à infra-estrutura que poderiam ser menos impactantes na produtividade das empresas se o trabalho flexível fosse mais difundido. Apagões, enchentes, engarrafamentos, greves, manifestações e uma série de outras situações inesperadas não precisariam significar necessariamente empresas sem expediente.

enchente sao paulo

Segundo a matéria, o Departamento de Trabalho e Pensão Familiar britânico detectou em 2009 que 65% dos funcionários perceberam aumento no nível de atração e retenção de talentos com políticas de trabalho flexível e 58% dos pequenos e médios negócios presenciaram aumento na produtividade.

“Avanços na tecnologia, como cloud computing, Wi-fi, smartphones e internet de alta velocidade significam que permitir o funcionário trabalhar remotamente está mais fácil do que nunca”, diz a matéria.

As perguntas que eles fazem e que também achamos interessantes são:
– Você ou sua equipe trabalham com horário flexível?
– O trabalho remoto aumentou a produtividade da sua empresa?
– Como você faz o trabalho remoto funcionar na sua empresa?
– Como os avanços da tecnologia transformaram a maneira de administrar seu negócio?

Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo!

Screen Shot 2014-01-27 at 13.59.26

Leave A Response

* Denotes Required Field