O home office valoriza o imóvel?

Já pensou se a sua casa ou apartamento está mais valorizado porque tem um home office? A pergunta foi levantada pelo site britânico do The Telegraph, que cita alguns pontos interessantes.

O link para a matéria (em inglês) está aqui, mas basicamente ele cita o exemplo de um casal que trabalha em um anexo da casa. A esposa é ceramista e o marido é fotógrafo e professor de artes aposentado. Agora o casal pensa em se mudar para um estúdio no interior da França e por isso colocou sua casa à venda por £425.000,00. Segundo Roger, o marido, a tendência de trabalhar em casa só aumenta no Reino Unido, já que muitas empresas estão passando por downsizing.

HO

Em outro exemplo citado na matéria, um casal com filho pequeno tem um anexo na casa que abre-se para o jardim e conta com energia elétrica, piso aquecido e wi-fi. O proprietário fala que ali é um escritório, um quarto para brincar, um man cave. Coringão.

Enfim, as necessidades são diferentes, mas a resposta é a mesma: sim, ter um home office valoriza o imóvel. “Um home office acrescenta muito valor ao imóvel. Converter um espaço em loft, por exemplo, custa cerca de 40 a 50 mil libras, porém isso acrescenta entre 120 e 150 mil libras ao valor da casa”, afirma o corretor entrevistado.

A tendência, segundo a matéria, aponta para a necessidade de um espaço externo para trabalhar, especialmente nas grandes cidades onde o metro quadrado é muito caro. Pelo mesmo motivo, este anexo também pode ser alugado se não estiver sendo utilizado. Outros apontam o fenômeno dos “filhos bumerangue” como usuários deste espaço ou ainda os pais idosos que precisam morar perto da família. Enfim, função não falta. Porém, o destaque da matéria é sobre o uso do espaço como home office mesmo, afirmando que quase 14% de toda a força de trabalho nacional trabalha remotamente e que cerca de 1,5 milhão de profissionais o fazem de suas casas.

Sendo em casa ou em um apartamento, o espaço para trabalhar no lar é uma tendência confirmada e que agora impacta até mesmo no valor do imóvel.

Já está vendo o seu home office com outros olhos, não?

Home office no jardim

Home office no jardim

Leave A Response

* Denotes Required Field