Marketing (quase) de graça

Rate this post

Existem muitas maneiras de divulgar sua empresa sem gastar nada (ou quase nada). Seguem abaixo algumas sugestões:

• Aposte no marketing boca a boca. É a forma mais eficaz de comunicar uma marca. As pessoas preferem confiar na palavra de alguém conhecido do que em ações de marketing. Se sua empresa trabalhar corretamente, isto já trará um poderoso marketing boca a boca. Porém, esta forma de divulgação é muito lenta. O que você pode fazer para acelerar este processo:

a. Entregue aos clientes um documento com os benefícios da sua empresa quando fizerem sua primeira compra.

b. Descubra quais outras empresas da região buscam o mesmo público-alvo. Ofereça vantagens (e até presentes) aos proprietários destes estabelecimentos. Com certeza você terá indicações destas pessoas.

• Utilize o “marketing viral”, que nada mais é do que o conhecido boca a boca só que pela internet. Crie algo no seu site ou um e-mail que seja interessante, atraente ou engraçado o suficiente para que as pessoas tenham vontade de enviá-lo para um amigo. De forma sutil, coloque sua marca ou uma mensagem que possa fazer referência a ela.

• Estabeleça pequenas parcerias com empresas de outros setores. Procure empresas que trabalhem com o mesmo público-alvo e que possua os mesmos padrões de qualidade que a sua. Evite colocar estas parcerias em contrato, prefira a informalidade. Você pode fazer um marketing de parcerias:

a. Oferecendo vantagens para os clientes destas empresas. E trocando isto por vantagens para os seus próprios clientes nestas empresas.

b. Dividindo custos de divulgação.

c. Trocando espaços de mídia (em cartazes na empresa, artigos em circulares, banners no site, folhetos no balcão da empresa parceira, etc.)

• Cultive bons contatos na imprensa. Você poderá conseguir artigos no jornal local e trazer publicidade importante para a sua marca. As pessoas costumam acreditar mais em publicidade (divulgação não-paga – matérias em jornais, por exemplo) do que em propaganda (divulgação paga, como anúncios). Portanto, vale a pena investir seu tempo construindo estes relacionamentos. Algumas considerações sobre o assunto:

a. Cuide para acionar seus contatos somente quando tiver uma história “publicável” e que possa trazer audiência para o veículo de comunicação.

b. Lembre-se de que caso o jornal não publique sua história ou não o faça da maneira desejada, o motivo não é pessoal.

c. Fique em contato constante com estes jornalistas, de preferência por e-mail.

d. Lembre-se de que você também pode ser uma “fonte” de informação para estes contatos. Coloque-se à disposição para responder sobre o assunto que domina. Caso o jornalista precise escrever uma matéria a respeito, ele poderá procurá-lo para responder sobre o assunto.

e. Dê preferência para veículos de comunicação utilizados por seu público-alvo.

• Peça para seus clientes indicarem sua empresa para conhecidos. Esta é uma ótima maneira de aumentar sua carteira de clientes. Pode ser feito das seguintes formas:

a. Por e-mail, peça para seus clientes se eles podem indicar 3 pessoas.

b. Treine seus funcionários para que peçam estas referências aos clientes. Para isso, utilize o argumento de que este procedimento trará redução de custos em marketing, verba que será repassada como desconto nos produtos/serviços.

c. Ofereça vantagens, ou brindes, aos clientes que vierem indicados por outros clientes (e também para estes).

• Colecione depoimentos positivos. Uma forma de convencer as pessoas sobre a qualidade da sua empresa é através da recomendação de alguém quem elas respeitam. Os depoimentos devem ser reais, específicos para a empresa e escritos utilizando linguagem coloquial. Desta forma, as pessoas acreditam no que estão lendo. Estes testemunhais são muito eficazes em ações de marketing e peças de comunicação.

• Mencione seus clientes satisfeitos. Isto trará confiança para seus próximos clientes optarem por sua empresa.

• Obtenha informações sobre o seu cliente. Cadastre seus clientes para melhor atendê-los. Além dos dados principais (nome, endereço, telefones, etc.), é importante anotar:

• O veículo do comprador e de outros membros da família, para executar vendas cruzadas e adicionais.

• Qual foi a compra do cliente. Com isso, pode-se planejar a próxima venda.

• Como o cliente ficou sabendo da sua loja. Esta informação permite que se reinvista somente nas mídias que trazem mais retorno.

• Data de aniversário do cliente, cônjuge e filhos. Importante para trabalhar o marketing de relacionamento, enviando cartões ou brindes.

Hábitos e preferências de consumo (produtos, marcas, formas de pagamento preferidas, etc).

• Permissão para envio de informações. É de extrema importância que se peça permissão para o cliente antes de enviar comunicações sobre a sua loja. Caso contrário, as pessoas podem achar que a empresa está invadindo sua privacidade e suas ações de marketing de relacionamento vão sair pela culatra.

4 Comments

  • andré boelter ribeiro

    Reply Reply 27 de dezembro de 2009

    Caro André
    Muito boas suas observações sobre o marketing quase de graça. O importante para isso, também é não desanimar, pois existem momentos em que nenhum cliente aparecerá e outros que terás acumulo de trabalho.
    O marketing deve ser estabelecido com confiança e respeito para que as indicações ocorram de forma eficaz.
    abraços
    andre boelter

  • André Brik

    Reply Reply 4 de janeiro de 2010

    Com certeza!

    E para gerenciar esta variação de fluxo de trabalhos, é importante conhecer os limites do seu home-office para não pegar mais trabalhos do que pode executar.

    Uma alternativa é ter “na manga” parceiros compromissados e fornecedores de confiança, para que qualquer acúmulo de jobs seja resolvido com qualidade.

    E sempre lembrar que é melhor rejeitar um trabalho do que entregá-lo de qualquer maneira.

    Grande abraço!

  • Sara Scarparo

    Reply Reply 23 de fevereiro de 2010

    Já trabalho com home office e sempre liguei para o cliente antes de jogar-lhe alguma apresentação de minha empresa em seu emai. Fiquei feliz em saber que este é o correto. Afinal vcs são especialistas no assunto.

    Estou adorando este site, ele é maravilhoso!!!

    Grata

    Sara Scarparo

Leave A Response

* Denotes Required Field