Mais dicas para uma mãe no home-office: entrevista com Alessandra Marcovici

5/5 - (1 vote)

Pouco depois que a Nicole nasceu, nossa amiga a consultora de marketing Alessandra Marcovici (alekleiner@terra.com.br) resolveu trazer seu trabalho para mais perto da filha. Abriu seu próprio business e agora atende seus clientes à partir de um escritório em casa. Aqui ela conta um pouco de como foi a experiência de migrar para o home-office e divide preciosas dicas para mães que quer desejam fazer a mesma coisa. Aproveite!

—————————————————————————–
1. Quais os preparativos que devem ser feitos por uma mãe que trabalha fora e pretende montar um escritório em casa?

O escritório em casa deve oferecer uma estrutura adequada para o desempenho das atividades. Também é importante ter na agenda o telefone de contato de técnicos para assistência com os equipamentos. No começo, é um pouco difícil até deixar tudo em ordem e funcionando bem. E, caso a crinça ainda não tenha babá, recomendo a contratação, para que seja possível manter a concentração e o foco no trabalho.

2. Que mudanças aconteceram no convívio familiar depois que você passou a trabalhar de casa?
Mesmo trabalhando, estou mais presente. Além de aumentar a nossa convivência, estou próxima da Nicole para atendê-la em qualquer eventualidade.

3. Como se concentrar no trabalho com as interferências, demandas e necessidade de atenção de um filho?
É necessário muita disciplina e gerenciamento de tempo.

4. Qual o limite que deve se impor entre casa e escritório com relação à ruidos: não permitir que a criança brinque na sua própria casa e perder em profissionalismo?
A rotina da Nicole permaneceu a mesma, desde que comecei a trabalhar em casa. Ela continua brincando, desce no parquinho e faz a bagunça dela em casa. Mas, é muito claro para mim e para a Simone (babá da Nicole), que estou em casa, mas estou trabalhando. E dessa forma, elas não costumam me interromper. Quando tenho um intervalo, eu vou checar se está tudo bem e ver se precisam de alguma coisa. E claro, já aproveito para dar um beijinho na Nicole!

5. Como você gerencia seu tempo entre trabalho e cuidar da sua filha?
Tenho flexibilidade de horário, e posso gerenciar meu tempo de acordo com a demanda do trabalho. Já aconteceu de eu trabalhar menos durante o dia e repor esse tempo à noite.

6. Para uma mãe, quais são as maiores vantagens de um home-office?
Desde que a Nicole nasceu, sempre soube que eu gostaria de continuar trabalhando. A maior vantagem é continuar no mercado de trabalho, porém com a possibilidade de acompanhar a sua filha mais de perto.

7. E os desafios?
O desafio é justamente saber impor os limites para que haja produtividade no trabalho. Além disso, é necessário aprender a trabalhar sozinha. Ainda estranho a falta de pessoas ao meu redor.

8. Quais conselhos você daria para uma mãe que está pensando em ir trabalhar em casa?
Posso dizer que é uma ótima alternativa para conciliar a realização profissional com a vida pessoal. A experiência vale a pena.

——————————————————————————–
Voltar para o Home Sweet Home Office

1 Comment

  • Daniela Souza

    Reply Reply 3 de março de 2010

    Olá ! Adorei essas dicas , e gostaria de compartilhar a minha experiência , há 2 anos estou trabalhando como representante de uma empresa de telecomunicações , no começo , eu fazia muitas visitas para poder captar clientes . Após um trabalho árduo , consegui conquistar a minha carteira de clientes e me dediquei muito ao pós – venda. Tenho clientes super fiéis que confiam muito no meu trabalho e hoje eles é quem me ajudam a vender , pois todos os dias tenho indicações.

    Tenho muita disciplina e acordo todos os dias as 7:00 da manhã e me arrumo como se fosse trabalhar fora , só termino o meu trabalho às 17:00 hs e faço 1:00 de almoço.

    O home office é a modalidade do trabalho no futuro.

    Adorei esse blog e aproveito a oportunidade para fazer o meu marketing pessoal : SE ALGUÉM TIVER INTERESSE EM CONHECER OS SERVIÇOS DA NEXTEL , ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL : daniela@tevereserv.com.br

    Bjo enorme , Dani

Leave A Response

* Denotes Required Field