Ideia para reduzir o trânsito: incentivos fiscais para home offices

Rate this post

Uma ideia para o pessoal de Brasília que tenta resolver a questão dos engarrafamentos nas grandes cidades: descontos no imposto de renda para quem trabalha em casa. E nem precisa reinventar a roda: basta copiar o modelo que funciona há anos nos EUA.

O programa do IRS (Receita Federal norte-americana) funciona da seguinte maneira:

Se você é autônomo ou empregado e utiliza uma parte da sua casa como escritório, já está apto a receber o desconto. São 6 regras muito simples:
—————————————————————————————————-

1.Você deve utilizar uma parte da sua casa exclusiva e regularmente como:

1.1. seu principal local de trabalho;
ou
1.2. um local para receber clientes, consumidores ou tratar pacientes;
ou
1.3. um anexo à sua casa, que serve como local de trabalho ou de alguma maneira relacionada a ele.

—————————————————————————————————-

2. Para alguns usos (armazenamento, aluguel de espaço ou creche), basta utilizar sua casa de forma regular (e não necessariamente exclusiva) como local de trabalho.

—————————————————————————————————-

3. Geralmente o valor do desconto depende da porcentagem da sua casa utilizada como escritório. A dedução para certos gastos será limitada se sua receita bruta for menor que o total dos gastos do escritório.

—————————————————————————————————-

4. Existem regras específicas para profissionais qualificados no segmento de creches e para pessoas que utilizam a casa como almoxarifado ou depósito de amostras de produtos.

—————————————————————————————————-

5. Se você é autônomo, basta utilizar o formulário 8829 – Despesas para Uso Corporativo da sua Casa. (segue modelo em inglês).

—————————————————————————————————-

6. Se você é empregado, algumas regras adicionais podem ser aplicadas. Por exemplo, o uso regular e exclusivo do espaço do home office deve ser conveniente ao empregador.

—————————————————————————————————-

Nada mais descomplicado e vantajoso para todas as partes.

1 Comment

  • Edna

    Reply Reply 19 de setembro de 2012

    Ideia ótima, eu mesma já trabalho em casa há sete meses. Se tivesse esse modelo no Brasil já iria me inscrever. Vamos espalhar para outros.

Leave A Response

* Denotes Required Field