Home Office: 10 coisas que você deve evitar

4.5/5 - (17 votes)

Esta lista é retirada do livro “Home Based Businesses for Dummies”. Muito útil: aproveitem!
——————————————————————————————————

1. Não transforme seu quarto de dormir em um escritório
Apesar de parecer uma boa idéia – principalmente se você mora em um lugar compacto – é o primeiro erro que você vai cometer no seu novo home office. Pense antes se o que você quer é ter como companheiro de quarto pilhas de papél, equipamentos com fios por todo o lado, móveis, objetos, etc. Cedo ou tarde você vai precisar de um refúgio dentro de casa para se proteger do seu trabalho. Se ele estiver dentro do seu quarto, a divisão entre vida pessoal e profissional vai ficar ainda mais difícil de ser estabelecida.

2. Não utilize seu escritório como um “centro de convivência familiar”
Quanto mais distrações você tiver no seu escritório, menor o foco que conseguirá dar ao trabalho. O escritório deve ser um local destacado exclusivamente para trabalho. Por isso, para resistir à tentação de jogar videogame no meio do expediente, basta não deixá-lo dentro do escritório. O mesmo vale para assistir TV, ficar jogado no sofá conversando com os amigos ou cuidar do seu filho enquanto ele brinca com a guitarra estridente que toca sozinha.

3. Trabalhe em casa, mas não more no escritório
A maioria das empresas estabelece um horário de expediente, feriados e férias a cada ano trabalhado. Porém, quando o escritório fica na sua casa, é muito fácil cair na armadilha de não adotar as paradas dos escritórios tradicionais, e passar a trabalhar 24/7/365. Além de um sério candidato a burnout, você afetará sua vida pessoal. E muitas vezes passará a ser desvalorizado por seu cliente, por estar muito disponível. A solução está em estabelecer um expediente (e obedecê-lo), tirar pelo menos dois dias de folga na semana, não trabalhar em feriados, fazer diversas pausas no decorrer do dia e separar bastante tempo para ficar junto da família. Se você sente dificuldade em saber a hora de parar, leia as dicas neste artigo.

4. Não permita que a papelada e o equipamento do seu escritório tomem conta da casa
Quanto mais sua empresa crescer, mais espaço você vai precisar. Estabeleça fronteiras para que o escritório não invada a casa (e comece uma guerra). Encontre outras formas de armazenar sua papelada. Garagem, sótão ou porão, podem acomodar caixas de arquivo morto (mas não se esqueça de frequentemente checar se parte da papelada não pode ser jogada fora. O artigo “Por quanto tempo guardar contas e documentos” ajuda a definir isso)

5. Não permita que trabalhos domésticos e hobbies desviem o foco do trabalho
A hora de trabalhar é sagrada. Não é hora de trocar lâmpada, sair para comprar pão, bater papo no messenger ou checar sua página de orkut. Tem hora prá tudo. E além de se convencer disso, avise também as outras pessoas da casa: família e eventuais empregados.

6. Não encha a geladeira e a despensa com junk food
Se a tentação está a três passos de distância, previna-se já na lista de supermercado. Troque salgadinhos, refrigerante e bolachas por frutas, verduras picadas, frutas secas, saladas, barras de cereal, shakes de fruta, etc. Seja disciplinado neste departamento para não sair rolando do seu home office. Por outro lado, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando para se tornar uma pessoa mais saudável. Outras dicas no artigo “Sai tentação“.

7. Não fique esperando que o trabalho venha até você
Seja proativo. Prospecte. Anuncie. Cheque as dicas no artigo sobre como fazer marketing (quase) de graça.

8. Não espere ter sucesso do dia para a noite
Ao contrário do que “garantem” as empresas de marketing multi-nível do tipo “trabalhe-de-casa”, o sucesso é lento e muito trabalhoso. E isso é igual em qualquer o tipo de negócio: a verdadeira “fórmula mágica” de sucesso é trabalho duro + persistência.

9. Não ceda quando alguém tentar te demover do trabalho
O difícil de trabalhar em casa, é convencer os outros que isso não significa que você está à disposição. Seja para pegar os filhos de uma amiga na escola, jogar conversa no meio da tarde, ou sair para tomar umas biritas com os amigos no boteco. Seja forte e não ceda, para não perder prazos, clientes e o grande privilégio de trabalhar de casa. Para argumentar contra insistentes, seja assertivo e deixe claro que está indisponível no momento, mas que poderá encontrar-se em determinado dia, hora e local.

10. Não espere conseguir trabalhar de forma eficaz com crianças “coladas” com você.
O home office permite que você fique mais perto dos seus filhos. Isso não quer dizer que você vai conseguir trabalhar com crianças brincando dentro do seu escritório. Estabeleça limites, feche portas e contrate babás. Ou você não vai conseguir se comunicar de forma eficaz com seus clientes ou superiores.

5 Comments

  • Luana Belo

    Reply Reply 19 de novembro de 2009

    Adorei as dicas parabéns pelo blog.

  • André Brik

    Reply Reply 20 de novembro de 2009

    Obrigado Luana! Aproveite e sinta-se em casa!

  • veronica

    Reply Reply 7 de janeiro de 2010

    Nossa, adorei seu blog!

  • André Brik

    Reply Reply 8 de janeiro de 2010

    Que bom! Volte sempre!

  • maira pezzini

    Reply Reply 24 de agosto de 2012

    olá! estou parada faz uns 6 meses, a pouco vou para o campo de treinamento com meu marido porque não aguento mais ficar em casa limpando e tal.. ajudo ele no que diz respeito à computador banco, midia e essas coisas… nao faço ideia no uqe tenho que começar, mas no momento nao gotsaria de trabalhar fora, tem alguma empresa que me indicaria,, ou alguma sugetsão???

Leave A Response

* Denotes Required Field