home office coronavirus

Guia de sobrevivência: como preparar seu home office em tempos de coronavírus

Aprenda como fazer o trabalho em casa dar certo neste período de quarentena

Não adianta, é mundial. O coranavírus (Covid-19) está obrigando todo mundo a se isolar e se resguardar em casa. Muitas empresas estão obrigando a fazer home office para não pararem completamente. Apesar do trabalho remoto não acontecer da maneira ideal (nem muito planejada), é preciso estar pronto para ser o profissional de 2020 e do futuro, onde o novo normal é estar absolutamente preparado para situações emergenciais (que podem ser de saúde, do clima, econômicas, etc.).

Pois bem, para começar, não custa repassarmos as medidas de higiene que todos devem praticar:

– lave bem as mãos

– quando não puder lavar as mãos, passe álcool gel 70

– tosse ou espirro só com “manga de morcego”, no cotovelo, fechando o braço na boca

– evite ao máximo contato com idosos e grupos de risco

isolamento em casa é a melhor forma de evitar a propagação

– sem aperto de mão, abraço e beijo, o negócio é dar oi de longe

– se precisar ir ao mercado ou farmácia, evite os horários de pico ou peça delivery

– mantenha a calma, vai passar, mas faça a sua parte

Ok, agora você está trabalhando em casa. Por onde começar?

1. Converse com a família ou o colega com quem você divide a casa. Explique que por mais que você esteja em casa o tempo todo, não vai estar disponível todo esse tempo. Avise que vai precisar de um tempo de silêncio e sem interrupções para poder trabalhar.

2. Separe um local da casa que seja só para o trabalho. O ideal é que seja o mais distante possível do burburinho da casa. Pode ser um cantinho do quarto, de uma sala sem muita circulação, um lugar onde você não vá se distrair tanto.

3. Uma vez neste espaço, monte seu canto e avise todos da casa que ali só você pode mexer. É sagrado.

4. Crie uma comunicação para mostrar quando está trabalhando. Assim, fica mais fácil de todos colaborarem. Pode ser um post-it no notebook, a bolsa na cadeira, ou até mesmo colocar os óculos.

5. Para terminar o seu “expediente”, crie também um ritual. Este é mais para você se dar conta de que agora é a hora da folga, de viver a vida pessoal e deixar a profissional para outro momento.

6. Muitas empresas possuem seus próprios softwares de gestão. Caso a sua já tenha, use-o. Caso contrário, existem vários aplicativos e softwares que ajudam a reunir tarefas e grupos online, como Trello, Basecamp, Asana e muitas ferramentas do Google.

7. Liste tudo o que precisa fazer naquele dia de trabalho e comece pela tarefa mais difícil. Geralmente pela manhã estamos mais dispostos, com mais energia, então é nessa hora que você queima aquela gasolina azul. Alta performance. Depois de concluir a tarefa mais difícil, as outras vão fluir.

8. Existem alguns truques de produtividade que podem te ajudar:

– se algo levar menos de 2 minutos para ser resolvido, faça na hora

– técnica Pomodoro: use um timer para se concentrar em uma atividade durante 25 minutos. Depois, faça uma pausa e volte para mais 25 minutos

Bloco de Hora Focada: é o que mais indicamos no home office. Durante uma hora, deixe o celular no modo avião, desligue o email e se concentre na tarefa. Depois, faça uma pausa de 10 minutos, resolva o que precisar e volte para mais uma hora focada

Premiação: o ser humano funciona melhor na base do prêmio (às vezes até da chantagem hehe), então a cada tarefa difícil concluída, se dê um pequeno prêmio (pode ser mais tempo de folga, uma olhada no YouTube, brincar com o pet, alguma coisa que te incentive)

9. Ergonomia:

Tente escolher uma mesa na sua casa e cadeira que te tragam um mínimo de conforto. Sabemos que agora é uma situação emergencial e ninguém vai poder ficar comprando móveis de escritório ideais por aí, mas tente achar um jeito de ficar com os joelhos dobrados a 90 graus e o monitor na altura dos olhos.

10. Divida as tarefas da casa com as demais pessoas que a habitam e separe um tempo para fazer a sua parte. Se não estiver conseguindo dar conta, acorde uma hora antes ou distribua as tarefas ao longo do dia, mais ou menos como na técnica Pomodoro. Se passar do tempo, não se preocupe. Deixe pra lá. E lembre-se: agora não é hora de fazer limpezas profundas na casa só porque você está lá. Você não está de férias.

11. Aproveite

Ok, essa situação de home office de última hora não é o ideal, mas quem sabe no final disso tudo você não vai perceber que consegue sim trabalhar muito bem em casa? Certamente muitas empresas vão começar a adotar o home office como política depois dessa empreitada. Claro, só que com mais tempo para se planejar. Geralmente o que acontece é que as empresas adotam o home office de uma a duas vezes por semana. E só essa pequena alteração já provoca grandes impactos positivos na produtividade, convívio familiar a até no trânsito da cidade.

E você? Como está se saindo no seu home office de quarentena? Tem alguma dica?

Caso você seja gestor de uma empresa, não deixe de visitar o trabalhoportatil.com.br

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







Leave A Response

* Denotes Required Field