Falta de tempo não é problema. É solução.

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Muita gente afirma que não poderia trabalhar de casa por que não consegue ficar 3 ou 4 horas sem interrupções, seja pela presença de crianças ou de uma rotina doméstica. Pois existe uma nova corrente de pensamento que diz que é justamente esta falta de tempo que torna a pessoa mais produtiva. E até que faz sentido. Se uma pessoa dispõe de 4 horas para executar uma atividade no home office, é grande a possibilidade dela perder parte deste tempo com pequenas distrações online, respondendo e-mails ou navegando nas redes sociais. Mas se a disponibilidade de tempo desta mesma pessoa for bem menor, ela vai colocar muito mais foco e esforço em completar a tarefa. O prazo curto para executar algo acaba condicionando a maior concentração e seriedade em um trabalho. Neste caso, o ideal é utilizar vários “blocos” de 60 ou 90 minutos de trabalho no decorrer do dia.

2 Comments

  • Luis Prado

    Reply Reply 3 de janeiro de 2013

    Olá pessoal, gostei muito do site. Tem muito conteúdo de qualidade que ajuda profissionais que trabalham em home office a trabalharem de modo mais eficiente e produtivo. Parabéns pelo trabalho. Sobre este artigo, acredito que o maior desafio de quem trabalha em home office (falo por experiência própria) é ser proativo. Eu, por muito tempo, justamente por tem em mente de que teria mais tempo para realizar uma tarefa, pois se fosse preciso ficar até a madruga trabalhando o fazia, sempre vivia na pressão. Depois que estudei bastante conteúdo sobre produtividade, aprendi e senti na pratica a diferença de fazer as tarefas com antecedência. Hoje, se tenho uma tarefa por exemplo, para sexta, na quarta feira ela precisa estar concluída. Se por ventura alguma emergência ocorrer, tenho a quinta para me salvar, mas somente queimo este cartucho se o planejamento de tempo sair dos trilhos. Isso resultou em melhor produtividade, tranquilidade e principalmente qualidade no meu trabalho.

  • Marina

    Reply Reply 7 de janeiro de 2013

    Que bacana, Luis! Essa é uma boa dica para não perder prazos no home office (ou fora dele).
    Obrigada pelos elogios!
    Um abraço,
    Marina.

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