Equipando seu escritório

4.7/5 - (6 votes)

Segundo o site for dummies estes são os equipamentos que você deve ter para montar um escritório em casa:

1. Mesa: Geralmente quanto maior, melhor. Deve prever bastante espaço para o monitor do computador, teclado, telefone e ainda sobrar mesa para espalhar seu trabalho em cima.

2. Cadeira: Se necessário economize nos outros móveis, mas nunca na cadeira. Compre uma nova e prefira as com braços e de qualidade.

3. Arquivo: Essencial para deixar seu home office organizado. Devem ter bastante espaço para papéis que você e seus clientes vão gerar.

4. Estante de livros: Para acomodar seus livros e outros objetos.

5. Mesas auxiliares: Se você tem espaço sobrando, considere esta ajuda em superfícies extras.

6. Despensa: Garagem, closet, sótão, quarto de empregada sem uso são ótimos espaços para armazenar a papelada, documentos e outros materiais relacionados ao trabalho.

7. Material de escritório em estoque: Tenha um suprimento de cartuchos, tonners, clipes, fita adesiva que dure meses. Vale ter na mão um sistema de compra por telefone ou internet para quando o estoque acabar.

8. Computador: Um desktop ainda é o “pau para toda obra” do home office, seja pelos processadores mais rápidos, ou pela capacidade maior de memória. Os monitores maiores (e mais fáceis de serem calibrados) também podem ser uma vantagem sobre as demais opções. Se for comprar um novo, escolha o melhor seu dinheiro pode pagar.

Por outro lado, se seu trabalho demanda deslocamentos, seu equipamento é um laptop. Eles estão cada vez mais baratos e potentes, não deixando muito à desejar com relação aos desktops.

Novas categorias de hardware surgem a cada dia, PDAs (computadores de bolso), mini-computadores, Smartphones (oferecem acesso a internet, e-mail e celular). Vocie não precisa ter todos, mas é bom ficar antenado. Eles podem facilitar – e muito – seu trabalho dentro e fora de casa.

9. Impressora: Podem ser laser (ideal para texto) ou jato de tinta (quando o trabalho inclui a impressão de fotos ou gráficos). Antes de comprar o equipamento, vale a pena checar o preço dos suprimentos (cartuchos das “jato de tinta”, tonners para as “laser”, etc), pois em muitos casos o molho é mais caro que o peixe.

10. Scanner: importante para quem precisa colocar fotos e gráficos para dentro do computador.

11. Fax. Se um documento realmente precisa ser enviado urgentemente, o fax ainda é a maneira mais econômica, pois não há necessidade de perder tempo passando no scanner.

12. Copiadora. Todo escritório precisa de uma, para que você não precise sair correndo até a copiadora mais próxima a cada “xerox” que precisar tirar. Uma excelente opção para não ter que gastar muito com isso é o próximo item:

9+10+11+12. Multifuncional: Eu tenho, e recomendo…

13. Acesso à internet: Pesquise. Peça recomendações para conhecidos. Não se acomode com o seu fornecedor. Depois que tomei coragem para mudar, quintuplicamos o link, pagando a metade da mensalidade.

14. Telefone: a ferramenta essencial de todo escritório. Alguns modelos podem trazer características específicas que facilitam seu dia-a-dia: sem fio, secretária eletrônica, discagem rápida, identificador de chamadas, plug para monofone (headset), possibilidade de fazer teleconferências, viva-voz…etc. Se o seu aparelho telefônico não oferece estas facilidades, algumas companhias telefônicas oferecem gratuitamente, ou com pequenas taxas.

Considere também a opção de comprar um aparelho que permita falar de graça pelo Skype.

4 Comments

  • NANCY RAMOS

    Reply Reply 6 de outubro de 2009

    GOSTEI MUITO DAS DICAS ACIMA, GOSTARIA DE SABER QUAIS AS EMPRESAS QUE FAZEM ESSE TIPO DE CONTRATAÇÃO DE HOME OFFICE. NO AGUARDO
    NANCY

  • Diógenes Nunes

    Reply Reply 16 de dezembro de 2009

    Saudações a todos, tbm gostei de todas as dicas e tbm quero saber quais as empresas que fazemesse tipo de contratação.
    Obrigado.

  • Ivan

    Reply Reply 10 de maio de 2017

    Ter um escritório completo é fundamental para um bom desempenho.

  • Pietro

    Reply Reply 14 de maio de 2018

    Adorei as dicas, parabéns pelo blog.

Leave A Response

* Denotes Required Field