Empresa brasileira conta com equipe 100% remota

Na nossa opinião, as empresas que já incorporaram o trabalho portátil em suas políticas são as empresas do futuro. O que dizer então de uma empresa que conta com todos os seus colaboradores remotos? Pois este é o caso da Zee, empresa especializada em desenvolvimento de projetos web.

Para saber melhor como funciona essa dinâmica, trocamos uma ideia com Fabiano Meneghetti, sócio fundador, designer e gerente de projetos da Zee. Detalhe: Fabiano mora em Garopaba (uma praia de Santa Catarina), e claro que perguntamos se ele surfa. “Surfo sim, esse foi um dos motivos de nos mudarmos para cá. Escolhemos um local que gostávamos, com ótima qualidade de vida e com praias para pegar onda. Mas ultimamente está bem difícil de conciliar o surf durante a semana, tanto pela quantidade de projetos como por outras tarefas pessoais. Tenho deixado para surfar somente no final de semana, ao menos uma vez por semana. Mas minha meta é sim, ainda mais agora no verão, voltar a conciliar o surf no final da tarde alguns dias da semana!”, explica Fabiano.

Acompanhe:

Sua empresa é em home office? E a equipe?

Empresa e equipe são totalmente remotas. É difícil montar uma equipe com perfil que tenha tendência a este formato de trabalho, mas hoje consigo dizer que já temos rotina e metodologia de trabalho para estarmos 100% home office.

Como faz para gerenciar uma equipe remota? Explique um pouco como funciona a dinâmica de trabalho.

No início da semana repassamos as tarefas e os projetos em pauta. Diariamente as tarefas são repassadas e organizamos as metas a serem cumpridas neste dia. Durante o dia ficamos disponíveis para contato (Skype, Hangout, SMS, telefone…), não deixamos que a distância atrapalhe a comunicação, pois precisamos utilizar a variedade de aplicativos que nos permitem isto, seja por texto, voz ou vídeo. Além disso, utilizamos Basecamp como gerenciador de projetos, nele centralizamos todas as informações, notificações de equipe e clientes, organizamos cronogramas e tarefas de todos os projetos.

Por que apostou no formato remoto? Acredita ser uma tendência?
Foi um processo natural começarmos a trabalhar em home office. A Zee irá fazer 10 anos no ano que vem, já tivemos dois escritórios em Porto Alegre, mas notamos que poucos clientes nos visitavam, o processo era inverso, nós íamos até o cliente. Ao mesmo tempo, notamos que a produtividade é muito maior trabalhando em casa, sem necessidade de pegar trânsito, com uma área de trabalho personalizada de acordo com a necessidade de cada um e sem interrupções constantes no decorrer do dia. Esta questão da interrupção acredito ser um dos principais fatores que me motivam a trabalhar e ter equipe remota. Claro que as redes sociais também são uma tentação, mas no momento que trabalhamos com metas, para mim é indiferente se está ou não vagando pelo Facebook ou Instagram, o importante é cumprir as tarefas e no prazo, a diversão é natural e necessária.

Como os clientes recebem a informação de que a equipe é remota e a empresa não tem uma sede/escritório tradicional?
Deixamos bem clara esta questão até mesmo em nosso site, pois acredito que esta resistência está muito menor do que era antes. Temos clientes de diversas cidades e estados diferentes, inclusive de médio e grande porte. Varia muito também o perfil do cliente, alguns não se importam do contato ser somente por voz e email, já outros necessitam do contato visual, mesmo que seja por vídeo.

Você acredita que os segmentos relacionados à tecnologia, como internet e TI, já são naturalmente mais aptos ao trabalho remoto?
Talvez o que possa influenciar isto seja o fato de empresas deste segmento estarem permitindo mais esta flexibilidade aos colaboradores trabalharem em casa. É difícil falar sobre esta tendência relacionada ao segmento, vejo mais de acordo com o perfil da pessoa.

É posível sim que esta realidade ainda esteja mais voltada para a área de tecnologia, mas acredito também que estamos em um momento muito forte de empreendedorismo e de investir em algo próprio, podemos notar isto pela quantidade de startups que vemos nascer (e morrer) diaramente. E o que faz muitas pessoas migrarem para este formato de trabalho inicialmente é a economia (transporte, aluguel, reformas, etc.) e que somente o tempo irá mostrar a necessidade ou não de se mudar para um local fora de casa.

Utiliza outros espaços de trabalho além do home office?

Gosto muito de ir a cafés, apesar de ultimamente eu estar bem instalado na minha nova casa e quero curtir bem o escritório e meu sofá novo por enquanto 😉

Mais algum comentário ou observação?
Eu ainda acredito que o contato pessoal em diversos momentos seja necessário, tanto com clientes como entre membros de uma equipe, mas temos que nos permitir testar metodologias novas. Vejo que muita empresas podem ter esta flexibilidade mas ficam presas a métodos tradicionais, o trabalho remoto e o teletrabalho são fomatos que precisam ser mais explorados e incentivados. É necessária também uma reeducação geral para isto, tanto de colaboradores como gestores, mas tenho certeza que isto é mais um método de incentivo ao trabalho e, se feito com responsabilidade, todos tendem a ganhar com isso: equipes, empresas e clientes.

newfoto2

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







8 Comments

  • moyses costa

    Reply Reply 7 de outubro de 2013

    Ótima entrevista Fabiano! Aqui na Ondaweb temos ampliado muito o modelo de trabalho remoto, acredito que é uma tendencia, principalmente falando de web. Grande abraço!

    • Fabiano

      Reply Reply 7 de outubro de 2013

      Legal Moyses, tenho certeza que isso irá melhorar o relacionamento com os profissionais aí dentro e consequentemente a produtividade dos projetos. A questão é manter o gerenciamento e dar a ajuda que precisarem para se habituarem a trabalharem remotamente.

  • Marcio marques

    Reply Reply 10 de outubro de 2013

    Show de bola Fabiano, essa semana nos mudamos para um escritório menor onde irá funcionar a operação comercial e gerencial da CAIXA DE IDEIAS mas nossos desenvolvedores estão todos remotos.

  • úRSULA

    Reply Reply 16 de outubro de 2013

    Achei bem interessante e gostaria muito de começar a trabalhar assim, mas não encontro onde me candidatar, penso em trabalhar com digitação, ou o que fosse possível.
    Mas a grande dificuldade, tenho notado, é de realmente encontrar empresas sérias que recrutem funcionários, vejo anúncios, mas um pouco duvidosos, onde o candidato necessita entrar com algum investimento para iniciar o trabalho. Onde será que posso buscar emprego em um empresa séria?

  • leidyanne

    Reply Reply 24 de outubro de 2013

    Boa noite,
    Gostaria de uma oportunidade para trabalhar em casa, ja tenho tudo montado, escritorio, tenho uma rotina definida, so nao encontro empresas serias para recrutar. Trabalhei 7 anos em uma empresa e decidi sair para ser mãe, mas sei que me cabe alem da tarefa de ser mãe, ser uma empreendedora. Aguardo sugestões. Obrigada…

Leave A Response

* Denotes Required Field