Dicas zen para dias caóticos

É muito dificil que uma semana venha sem pelo menos um dia extremamente estressante, um daqueles quando parece que vai dar tudo errado. Para sobreviver a estes dias – em que dá vontade de não ter saído da cama – a gente precisa utilizar de alguns artifícios. Antes de sair chutando o cachorro, pare e use uma (ou mais) das seguintes saídas:

1. Respire fundo. É impressionante o que esta dica simples é capaz de fazer. Ao que parece, quando em situação de estresse temos a tendência de utilizar uma respiração mais leve e rápida. Com menor oxigenacão, o cérebro não consegue pensar claramente, a adrenalina sobe e o coração passa a bater mais rapidamente. Ao diminuir o ritmo e aumentar a profundidade da respiração, enganamos o nosso corpo que passa a agir como se estivéssemos relaxados. O que acontece em seguida? Ficamos realmente relaxados.

2. Conte até dez. Não é coisa de desenho animado. Quando começamos a surtar com a quantidade de problemas que se acumulam, a contagem ajuda a mente a lidar com estas questões de uma forma mais gerenciável.

3. Faça uma pausa de 5 minutos. Dê uma volta, abrace o cachorro, esfrie a cabeça. Às vezes você tem que sair do prédio para visualizar melhor a situação. E somente depois desse tempinho para a cabeça você pode perguntar: “qual é a melhor coisa para se fazer neste momento e com as ferramentas que eu tenho?”.

4. Visualize o melhor cenário. Ao invés de pensar no pior, faça como os atletas olímpicos e pense na vitória. Use detalhes para imaginar exatamente o que você gostaria que acontecesse. Isso vai ajudar a acalmar-se e concentrar-se na resolução dos seus problemas.

5. Pense que para aprender, às vezes é preciso cair. Em vez de chorar pelo leite derramado, procure pensar o que pode tirar de positivo da experiência.

6. Reduza a velocidade e dê um passo de cada vez. Só por que os problemas estão acontecendo em um ritmo frenético, não quer dizer que as soluções devam ser tomadas na mesma velocidade. Faça cada coisa em sua vez.

7. Lembre se de que “não há mal que dure para sempre”. Você já passou por coisas piores e ainda está aqui. E não tem nada como um dia após o outro!

E não se esqueça de que nós somos privilegiados: um dia ruim no home office ainda é bem melhor do que um dia ruim no escritório tradicional.

——————————————————————————–
Voltar para o Home Sweet Home-Office

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







2 Comments

  • Marcos Valenzela Troncoso

    Reply Reply 24 de outubro de 2007

    Actualmente trabajo en casa, de principio es complejo, se extraña mucho a los colegas y los anilisis de problemas con los grupos de trabajo.

    Algo que enreda o hace perdir tiempo son las distraciones domesticas, hay dias en los que quitan demasiado tiempo, esta es la situación que más me perjudica el desarrolo del trabajo.

    Es un excelente site, soy Chileno, visito tu pagina porque trabaje unos años en Brasil en el area de marketing.

  • André Brik

    Reply Reply 25 de outubro de 2007

    Olá Marcos, obrigado por sua visita!!!

    Quero ver se em breve consigo postar um texto sobre como gerenciar o tempo entre o trabalho e as obrigações domésticas, pois é um assunto muito pertinente!

    Volte sempre!

    Abraço,
    ABrik

Leave A Response

* Denotes Required Field