Desenvolver suas soft skills é a chave para o mercado de trabalho do futuro!

Tecnologia não é sinônimo apenas de novas ferramentas e maneiras de realizar tarefas. As inovações tecnológicas são uma extensão das capacidades humanas. E quanto mais processos automatizados, maior é a necessidade por profissionais capazes de utilizar suas competências interpessoais – ou soft skills – para lidar com esses processos.
Criatividade, liderança, comunicação e adaptabilidade são apenas algumas das características que ganham nova importância no cenário atual.

Valorização das soft skills pelas empresas

Quando você preenche seu currículo, a quais campos dá maior importância? Provavelmente experiência profissional, cursos e certificados ou mesmo o histórico educacional. Essas costumam ser as informações em destaque, afinal, o que as empresas realmente valorizam é o conhecimento do candidato, certo?

Errado!

Bem, errado em partes… Porque é claro que suas habilidades profissionais e conhecimentos técnicos aprendidos ao longo de anos de estudo (ou as chamadas hard skills) serão valorizadas pelas empresas. Mas segundo recrutadores, o perfil pessoal dos funcionários tem sido cada vez mais acessado pelas organizações, tanto durante os processos seletivos quanto após a contratação. E esses perfis são traçados a partir das soft skills e em como elas se encaixam na cultura organizacional. Conhecer as habilidades interpessoais dos profissionais facilita imensamente a definição de cargos e delegação de tarefas.

Características como pensamento crítico, gestão do tempo, resolução de conflitos e mesmo as situações que requerem uma reflexão ética terão cada vez mais relação estreita com a tecnologia. O que significa que, à medida que o mercado avança, as habilidades consideradas mais “humanas” estarão em evidência, principalmente quando comparadas ao trabalho da máquina.

Um bom exemplo disso são algumas das estratégias de marketing utilizadas hoje com a ajuda de algoritmos, como o recolhimento de dados sobre padrões de pesquisa e comportamento online a fim de oferecer anúncios personalizados nos sites que visita. Essa é uma prática eticamente correta ou puramente intrusiva? Se você utiliza um site é porque concorda com o recolhimento dos dados, certo? Mas em uma sociedade que depende da Internet para funcionar integralmente, não poderíamos considerar essa lógica como uma espécie de chantagem? E esse é um exemplo pequeno se considerarmos algumas das discussões já levantadas e mesmo as recentes mudanças na conduta de redes sociais como o Facebook, por exemplo.

Portanto, as habilidades interpessoais que conhecemos hoje e a forma como são praticadas entre os membros de uma equipe ganharão significados e finalidades completamente novas quando “desafiadas” pela tecnologia.

Identifique suas habilidades

Para utilizar as soft skills a seu favor, é preciso conhecê-las. Por isso, reserve um tempo para pensar sobre suas forças e fraquezas. Ou crie uma lista para visualizar as características que são valorizadas pelas empresas e aquelas que você precisaria otimizar para alcançar seus objetivos profissionais.

Experimente um exercício simples: liste suas soft skills mais fortes e aquelas que necessitam aprimoramento. Para isso, relembre situações em que empregou suas habilidades para atingir um resultado positivo, como um projeto que liderou ou uma solução criativa que resolveu um problema. Para te ajudar a reconhecer suas habilidades e focar nas mais relevantes para o seu momento profissional, fizemos uma lista das 5 soft skills mais valorizadas por recrutadores

1. Trabalho em equipe

O que as empresas esperam é que os membros de seus times tenham consciência da importância de seu trabalho como um tudo, e não apenas para o departamento em que trabalham ou o grupo em que estão inseridos. É preciso saber interagir com os diferentes setores e praticar sua capacidade de comunicação. E pontos extras para quem ainda consegue motivar e inspirar os colegas de equipe, valorizando suas qualidades.

2. Capacidade de comunicação

Saber se expressar e articular bem suas ideias é essencial em qualquer cargo, mas um bom comunicador também deve saber ouvir e incorporar as sugestões dos colegas aos projetos. Aqui também se encaixa a importância de saber falar, pelo menos, um segundo idioma, caso seu objetivo seja atingir cargos altos em grandes empresas.

3. Resolução de problemas

Muito se ouve falar em liderança, mas pouco se sabe como aplicá-la. Muitos líderes assumem um posicionamento autoritário e não se incluem no grupo. Grande erro! Porque essa atitude só criará maiores problemas. Encontrar soluções exige pensar no coletivo e incluir-se nele, afinal, você também será afetado(a) pelo problema. Exerça sua autonomia para apresentar soluções, mas trabalhe em conjunto para alcançá-las.

4. Flexibilidade

Ser capaz de adaptar-se é característica essencial no mercado de trabalho atual, onde as ferramentas digitais estimulam mudanças contínuas. E não apenas para as interações entre as pessoas ou para as maneiras de realizar uma atividade, mas também podem alterar o seu perfil profissional e a forma como enxerga o seu papel na empresa e no mercado.
Quantos profissionais não têm feito mudanças drásticas de carreira ou se dividido seu tempo entre o ambiente corporativo e um projeto próprio online, por exemplo?

5. Criatividade

Com orçamentos cada vez mais apertados, recrutadores valorizam profissionais que conseguem enxergar soluções criativas e inovadoras, seja para diminuir custos ou aprimorar um produto ou serviço.

Identificar essas e outras soft skills facilita o seu destaque no mercado de trabalho. Isso porque conhecer as características que te diferenciam como profissional é o que separa um processo seletivo bem sucedido de um “agradecemos pelo interesse…”. Então exercite a identificação frequente de suas habilidades interpessoais, seja para otimizar sua busca por emprego ou (e principalmente!) manter uma performance valiosa para a empresa onde trabalha.

Fez a lista de soft skills mas não sabe por onde começar a procurar por uma vaga? Acesse a ferramenta da Adzuna!

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







Leave A Response

* Denotes Required Field