Desafios no home office

Pode ser por falta de perfil, de organização ou simplesmente porque não é momento; às vezes o home office não é a melhor alternativa. Andrea Meneghini é arquiteta e conta um pouco pra gente os desafios de se adaptar ao escritório em casa. Acompanhe na entrevista:

– Como foi a sua migração do trabalho em um escritório covencional para o home office? Em qual área trabalhava?

Tinha acabado de me formar em arquitetura quando consegui trabalho numa empresa de móveis planejados. Permaneci neste emprego por um ano aproximadamente. Quando pedi demissão, não possuía nenhum objetivo claro profissionalmente. Logo após minha saída da empresa, apareceram algumas oportunidades de trabalho como autônoma para fazer projeto de interiores. Como era recém-formada, não possuía dinheiro para alugar uma sala comercial. Também percebi que eram muitos os profissionais autônomos que começavam a carreira trabalhando em casa.

– Quais foram os desafios que enfrentou no home office?

Foram vários desafios. Primeiramente, na minha opinião, você precisa ter um espaço somente para o trabalho como, por exemplo, um escritório. No meu caso, a escrivaninha com o computador ficava no meu quarto. Então passava o dia inteiro trancada lá dentro. O local de trabalho e de descanso era o mesmo, e isso fazia com que me sentisse péssima.

O home office que todos queriam, com privacidade (Pod office)

Morando com sua família é necessário ter uma linha telefônica somente para você. É muito desagradável ter familiares atendendo o telefone e gritando seu nome para você atender! De alguma maneira, quem liga também percebe que aquele não é um telefone comercial, e isso faz com que seu trabalho não pareça lá muito profissional.

Antes de ser seu home office, aquele espaço é sua casa, área residencial e íntima. Se você precisa receber fornecedores e pessoas que nunca viu na vida, como era meu caso, tem que levar isso em consideração. Ou estar disposto a atravessar a cidade para falar com seu cliente.

Outro ponto importante é deixar claro para seus familiares que aquele é seu espaço de trabalho, portanto precisa de privacidade e concentração, pois é coisa séria! Senão, esteja preparado para várias interrupções ao longo do dia com assuntos não pertinentes à sua atividade profissional. É perda de tempo, foco e dinheiro.

Ter uma rotina é muito importante. Não no sentido de fazer todos os dias a mesma coisa, mas ter hora para começar, hora para respirar e para terminar. O gostoso de trabalhar em casa é que você faz o que quiser a hora que quiser, mas para isso tem que ser extremamente organizado e objetivo. Muitas vezes eu começava a trabalhar às 10.00 da manhã porque engatava um papo animado com meus pais!

Trabalhar em casa às vezes dá muita preguiça. Não dá para ficar de moletom e chinelo! Qualquer coisa que eu tivesse que fazer na rua, parecia um enorme esforço, pois eu estava saindo do conforto da minha casa, e não do meu home office!

– Por que acha que não deu certo? Qual perfil você considera ideal para trabalhar em casa?

Para mim, a mistura de duas coisas não deu certo: trabalhar como autônoma e em casa! Sou uma pessoa que precisa de horários, de contato com outros profissionais, trocar experiências com o colega sentado ao lado, então não consegui me encaixar neste modelo. Era muito nova, morava com meus pais e também não tinha metas a serem atingidas.

——————————————————————————-
Agradecemos à Andrea pelo depoimento e aproveitamos para reforçar que vários desses desafios podem ser superados, utilizando as dicas do GoHome. O mais importante é ter disciplina e perfil para trabalhar em casa. Lembram dessa pesquisa de Stanford sobre os funcionários home office serem mais felizes? Porém, como mostra no post, nem todos se adaptaram.

Todas as dicas que a Andrea deu são super válidas e confesso que eu, Marina, também passei por situações parecidas no início do meu escritório em casa. Hoje, não troco o trabalho em casa por nada. Mas que deu um frio na barriga ao sair de um emprego fixo para iniciar este projeto, isso deu! 😉

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)