Dados home office Brasil (por Maggi Krause)

Rate this post

Publicado no blog Vida de Equilibrista, um artigo que compila as poucas informações sobre este segmento no Brasil. O texto é de Maggi Krause. Confiram!

———————————————————
Diz um comercial recente na TV que, num futuro próximo, cerca de ¼ das pessoas economicamente ativas vai trabalhar em casa ou em estações de trabalho distantes da empresa. Isso não é uma confirmação, mas aponta uma tendência!

Só nos últimos 5 anos, o número de pessoas que trabalham por conta própria cresceu 22% no Brasil.

As empresas descobriram que o trabalho remoto pode sair mais em conta e o funcionário, mais motivado, também rende mais. Por isso, na década passada, nos Estados Unidos, 10 milhões de empregados foram cumprir parte de seu expediente em casa.

No Brasil, 4 milhões de pessoas passaram a trabalhar de suas casas.

Segundo a revista Veja, em artigo de 06/08/2008, cerca de 10% desses brasileiros saíram em busca de uma alternativa, principalmente por causa da solidão. Aumentou a procura por salas compartilhadas, onde os contatos com outras pessoas são uma constante.

De acordo com a pesquisa Economia Informal Urbana, feita pelo IBGE e o Sebrae e divulgada em julho de 2005, 10 milhões de brasileiros (entre eles, 3 milhões de mulheres) se dedicam a pequenos empreendimentos – e 34,9% deles desenvolvem essa atividade em domicílio.

Acredito que um dos fatores determinantes para que as mulheres migrem para o trabalho em casa é a oferta escassa de empregos formais.

Além disso, nas classe sociais A e B, a busca de alternativas que procurem flexibilizar horários de trabalho para poder dar mais atenção à família é um universo possível, principalmente quando o orçamento familiar se baseia nos rendimentos do casal.

Mulheres que compartilharam as conquistas econômicas da família – e poderiam se considerar tão provedoras quanto os maridos – muitas vezes fazem acordos com eles, mudam de atividade e abdicam de parte do salário em troca de horas a mais com os filhos!

——————————————————————————–
Voltar para o Home Sweet Home Office

4 Comments

  • roberta

    Reply Reply 30 de outubro de 2008

    Ola ! Estou com duvidas sobre abertura de empresa com endereco domiciliar. E’ possivel comercializar produtos aonde vc visita o cliente e entrega a mercadoria e a nf da sua empresa sediada no seu endereco residencial ? O atendimento funcionaria com visitas aos clientes levando amostras , fotos ou modelos p/ encomenda. Isto e’ possivel ? Seria um home office/ empresa mas sem funcionarios, somente vc. Saberia aonde encontro esta legislacao ? Agradeco a atencao.

  • Andre Brik

    Reply Reply 31 de outubro de 2008

    Olá Roberta, tudo bem?

    Você deve fazer uma Consulta Comercial na prefeitura da sua cidade, para saber se a atividade da sua empresa está liberada para seu endereço. Aqui em Curitiba, basta levar a Indicação Fiscal e o IPTU no setor de urbamismo. Não saberia afirmar se em outras cidades o procedimento é o mesmo.

    O ideal é que você converse com um contador de sua confiança, para detalhar as informações sobre como proceder para tirar o alvará e abrir sua empresa com endereço residencial.

    Abraço e boa sorte!!!

  • luciana

    Reply Reply 17 de novembro de 2008

    OLÁ? O QUE EU FAÇO COM HOME OFFICE? O QUE EU PODERIA FAZER, POUIS GOSTEI DESSA IDÉIA DE TRABALHAR EM CASA . TENHO COMPUTADOR EM CASA COM IMPRESSORA, E TB TENHO UMA NENÊ DE 1 ANO E 2 MESES .
    ABRAÇOS

  • Andre

    Reply Reply 17 de novembro de 2008

    Oi Luciana! Acho que se vocie der uma boa olhada nos textos do blog, vai poder tirar algumas idéias…

    Boa sorte!

Leave A Response

* Denotes Required Field