Consultoria e Treinamentos em Trabalho Remoto
A consultoria e os treinamentos em trabalho remoto estão sendo cada vez mais utilizados pelos gestores de RH que buscam implementar um programa de home office de sucesso.
Por que este é o momento ideal para o Trabalho Remoto?
Muita coisa mudou nos últimos 10 anos e o trabalho à distância deixou de ser uma tendência para ser uma necessidade.
Por um lado os altos custos imobiliários e as dificuldades de mobilidade urbana são grandes desafios para as empresas brasileiras. Por outro, a tecnologia já permite que o trabalho seja realizado de qualquer lugar.
Por este motivo, cerca de 37% das empresas brasileiras têm adotado o home office, segundo a SAP Consultoria. Com a regulamentação do home office na Reforma Trabalhista da CLT, este número tem crescido cerca de 15% ao ano.
Esta possibilidade se apresenta como uma grande solução e traz diversas vantagens para as empresas e para seus colaboradores.
Vantagens do Teletrabalho
O trabalho remoto pode gerar economia de até 20% nos custos imobiliários – e reduzir consideravelmente os custos fixos de consumo. Segundo o Instituto Trabalho Portátil, este ganho ocorre pela redução do espaço de escritórios quando a empresa implementa uma solução que combina trabalho remoto com estações compartilhadas. “Esta redução costuma ser de um pavimento ou mais, mas tivemos casos em que ela chegou a prédios inteiros”, afirma Amélia Caetano, consultora especialista do ITP. “O ganho e a economia para a empresa são enormes”, completa.
Outra vantagem do trabalho remoto é reduzir o tempo de deslocamento casa-trabalho-casa. Quem enfrenta o trânsito das grandes cidades todos os dias sabe o valor de poder trabalhar em casa alguns dias da semana. Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, o trabalho remoto é uma excelente ferramenta para lidar com as questões de mobilidade urbana.
O home office como benefício de atração e retenção de talentos
Os benefícios do trabalho remoto trazem ainda uma vantagem competitiva para quem possui o programa. As empresas que ofertam esta possibilidade acabam atraindo os melhores talentos do mercado, já que o home office proporciona um grande aumento na qualidade de vida. Sem falar que contribui também para reter estes talentos, reduzindo o turnover de colaboradores em até 10%, de acordo com o Telework Research Network.
Mas uma das maiores vantagens desta modalidade de trabalho para a empresa é sem dúvida o aumento na produtividade dos colaboradores remotos. Os funcionários que trabalham em casa têm um rendimento cerca de 20% superior a quem está trabalhando no escritório, segundo a Telework Research Network. Este aumento é resultado de maior motivação e menos interrupções no trabalho.
O trabalho remoto permite ainda a inclusão de pessoas com dificuldade de deslocamento, sejam os talentos de PcD ou aqueles que residem a uma distância muito grande da sede da empresa.
Além disso, reduz o absenteísmo em cerca de 10% (Telework Research Network) uma vez que não há interrupção do trabalho em grande parte dos casos. Entre eles, podemos citar fenômenos naturais (como enchentes ou nevoeiros); greves dos transportes públicos e grandes eventos (como Copa do Mundo ou Olimpíadas). Ou ainda epidemias, como o surto da gripe suína em 2009.
Os ganhos dos colaboradores remotos
Mas não é só a empresa que ganha com o trabalho remoto. Mesmo em programas onde a frequência do home office é de uma ou duas vezes por semana, os colaboradores remotos percebem um aumento imenso na qualidade de vida.
Isso ocorre porque perdem menos tempo no trânsito e podem passar mais tempo livre com suas famílias ou cuidando de sua saúde. Isso gera motivação e motivação gera mais produtividade e mais engajamento do funcionário com os valores da empresa.
Desafios do Trabalho Remoto
Junto com seus pontos positivos, o home office traz alguns desafios para gestores e colaboradores.
Um programa de trabalho remoto pode gerar questionamentos e resistências internas entre os mais conservadores. Estas questões podem ser culturais e surgem principalmente por uma incompreensão parcial dos conceitos e dos protocolos do home office.
Do lado dos colaboradores, alguns podem enfrentar problemas de adaptação junto às suas famílias que não estão habituadas com o escritório em casa. As outras pessoas na casa podem confundir a presença do familiar em casa com uma disponibilidade para demandas domésticas. Crianças vêem os pais em casa e podem interrompê-los para brincar. Estas interrupções e ruídos são obviamente prejudiciais à concentração e ao rendimento do colaborador em trabalho remoto.
O espaço físico do home office
Outra questão que pode aparecer é em relação ao espaço destinado ao trabalho em casa. Qual é o local mais adequado na residência para estabelecer o home office? Como planejar a iluminação correta, adquirir o mobiliário ergonômico, prever a infra-estrutura de banda-larga? Afinal, o que é necessário para que o trabalho remoto aconteça com mais conforto e produtividade? E o mais importante: quem vai pagar por isso: empresa ou colaborador?
Estas são questões comuns nos programas de home office das empresas. A boa notícia é que quase todos os problemas que ocorrem em um programa de trabalho remoto têm solução.
Como solucionar os desafios do trabalho remoto
A falta de planejamento e de conhecimento específico sobre o trabalho remoto pode colocar em risco o programa como um todo. E os gestores do programa podem ser responsabilizados por eventuais falhas ou fracassos.
Mas quando um programa de trabalho remoto dá certo, todos saem ganhando: empresa, colaboradores e principalmente os gestores do programa.
Por isso a importância de contar com uma consultoria especializada em trabalho remoto.
O que uma consultoria em trabalho remoto pode fazer para você e sua empresa?
Através de conteúdo testado e aprimorado, profissionais especializados e a experiência adquirida em cases de sucesso, a consultoria pode apoiar a equipe de RH nos seguintes pontos:
- Sensibilizar lideranças sobre a importância do home office a fim de reduzir as resistências culturais internas através de palestras motivacionais;
- Definir junto ao RH a estratégia e os objetivos do programa de trabalho remoto;
- Diagnosticar gaps e avaliar a aderência do programa internamente;
- Treinar a equipe de RH para capacitá-los como multiplicadores internos do programa;
- Auxiliar o RH a definir as políticas, processos e controles do programa;
- Auxiliar na formatação de documentos e contratos inerentes ao programa;
- Comunicar o programa aos colaboradores e líderes da empresa (participantes ou não do programa), respondendo eventuais dúvidas e questionamentos;
- Capacitar e treinar gestores e colaboradores com conteúdo específico e consagrado sobre trabalho remoto;
- Redigir materiais de apoio ao programa como guias de melhores práticas tanto para colaboradores remotos como para seus familiares;
- Analisar e ajustar programas de trabalho remoto já implementados e em andamento;
- Avaliar o sucesso do programa através de Indicadores de Performance (KPIs) específicos para o Trabalho Remoto (satisfação, produtividade e capacitação);
- Outras ações personalizadas para a empresa de acordo com seu segmento, cultura e demandas específicas.
E finalmente, a transferência enorme de conhecimentos sobre trabalho remoto que ocorre durante um processo de consultoria é uma competência extra para os currículos dos gestores do programa. É um aprendizado prático, perpétuo e extremamente valioso para a carreira e para a vida pessoal destes profissionais.
Para mais informações, treinamentos e palestras sobre trabalho remoto, visite o site do Instituto Trabalho Portátil ou entre em contato através do e-mail contato@trabalhoportatil.com.br.
1 Comment
Thalita Pimenta
9 de setembro de 2018Boa Tarde,
Estou elaborando meu tcc e preciso realizar algumas entrevistas. Seu blog tem ajudado muito.
Tenho algumas dúvidas e perguntas sobre o tema e preciso realizar esse contato com pessoas que possuem determinado conhecimento do assunto, quem tenham trabalhado com o método ou que defendem o Home Office.
Gostaria de saber se seria possível contar com sua gentileza.
Aguardo Retorno
Atenciosamente,
Thalita
Leave A Response