As férias do home office

vacation-weight-square-w352

Férias são essenciais para o equilíbrio de qualquer trabalhador. Mas as pessoas que trabalham em home office costumam passar por cima desta pausa necessária. Acabamos associando as férias à falta de produtividade ou a uma irresponsabilidade com nossos clientes (quando somos empreendedores) e chefes (no caso de representantes e funcionários que trabalham de casa). O próximo passo é a culpa. Acabamos emendando semana após semana e adiando as férias por mais um ano.

Sob uma ótica mais otimista, podemos concluir que quem tira férias demonstra confiar na própria competência, pois sabe que sua ausência não vai resultar em demissão ou perda de trabalhos. E esta atitude também passa a mensagem que você valoriza a si mesmo (atitude essencial para que os outros também passem a te valorizar). Além disso, está provado que quem tira férias eventuais consegue produzir mais e melhor.

Mas verdade seja dita: quebrar o ano e tirar férias para quem trabalha em casa não é tão fácil quanto parece. Por isso separamos algumas dicas que servem para planejar as férias agora ou em qualquer época do ano:

1. Planeje com cuidado. Escolha uma época do ano em que o fluxo de trabalho esteja mais tranquilo. Por isso que essa época entre Natal e Ano Novo é a mais recomendada. Consulte seus clientes (ou gerentes) sobre a possibilidade da data escolhida coincidir com um grande projeto. Avise seus contatos sobre suas férias com uma antecedência de pelo menos dois meses. E lembre-os novamente (por e-mail mesmo), duas semanas antes de viajar.

2. Atenção com o fenômeno “trabalho represado”. Ocorre o seguinte: antes de sair de férias costumamos compensar nossa ausência trabalhando mais. Este “acúmulo” de trabalho nos dá a impressão de que talvez este não seja o melhor momento de ficar fora do escritório. E acabamos cancelando ou adiando nosso descanso. Procure ignorar estes sentimentos. Lembre-se de que quando voltar estará com energia de sobra para completar todas as tarefas inacabadas com muito mais rapidez e qualidade.

3. Evite trabalhar pensando na aposentadoria. Não fique adiando suas férias e trabalhando como um louco para um dia “poder parar de vez e então aproveitar a vida”. Aproveite que tem saúde e disposição agora.

4. Comece aos poucos. Se você ainda está na fase de prospecção de clientes, ou ainda não sente segurança para deixar o escritório e sair de férias, aproveite sua autonomia tirando finais de semana prolongados. Mesmo assim tente se programar para tirar férias mais longas pelo menos uma vez por ano.

5. Deixe o trabalho em casa. Deixe claro para todos os seus contatos que você não vai trabalhar nas suas férias. Avise também que não terá acesso aos seus e-mails (muita gente conta com isso). E não acesse seus e-mails!

6. Desligue suas “algemas eletrônicas”. Uma vez de férias, desligue o smartphone e nem pense em levar seu notebook. Evite até mesmo checar seus recados na secretária eletrônica. Suas férias são tão preciosas que não merecem ser contaminadas com assuntos relacionados a trabalho.

7. Fique inacessível. Evite passar telefones de contato para ser encontrado em caso de emergências no trabalho. Lembre-se de que até os médicos tiram férias e que ninguém vai morrer se você demorar mais quatro dias para enviar aquele orçamento. Se for preciso, deixe uma pessoa de contato para responder por você. Programe a resposta automática do seu e-mail e a mensagem da sua secretária eletrônica para algo como: “Estarei ausente do escritório entre os dias 12 e 22 de outubro, e sem acesso aos meus e-mails. Por favor deixe sua mensagem que entrarei em contato assim que retornar. Em caso de emergência, por favor entre em contato com meu colega João da Silva no telefone 5555-5555”.

8. Não esqueça de nada. Tenha em mãos um check-list para lembrar de pequenas ações cotidianas como trancar janelas, baixar persianas, etc. Nada pior do que chegar na praia e não lembrar se trancou a porta dos fundos…

9. Pense na segurança. Este é um assunto importantíssimo para quem tem seu escritório em casa e sai de férias, já que muita gente vai tomar conhecimento da sua ausência (principalmente quem escutar sua mensagem na secretária eletrônica). Previna-se com um sistema de alarme monitorado (vale o investimento). Avise os vizinhos e forneça um telefone de contato para ligarem caso notem movimentação suspeita na casa. Peça para parentes ou vizinhos recolherem sua correspondência e deixe a grama cortada antes de sair de férias para não dar a impressão de abandono na casa.

10. Deixe sua volta menos “traumatizante”. Para minimizar o choque da volta para o trabalho, tenha em mente que as pendências estarão acumuladas e procure relaxar com relação a isso. O ideal é não retomar o trabalho no mesmo dia que retornar, aproveitando um pouco mais o gostinho do descanso merecido.

É isso aí, não é porque você trabalha em casa que não merece tirar uma férias decentes, com direito a descanso, diversão e ótimos momentos entre amigos e família.

Então, aproveite esta época para recarregar as energias e ser feliz! Enjoy! 😉

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







3 Comments

  • Vanderson Nascimento da Silva

    Reply Reply 4 de agosto de 2007

    Sei muito bem o que quer dizer!
    Apoio 100 por cento a parte de prevenção ao sair de férias pois sou consultor de Segurança fornecendo Equipamentos de Alarme Monitorado.consultas enviem solicitação por e-mail q entrarei em contato

  • André Brik

    Reply Reply 5 de agosto de 2007

    Olá Vanderson, como vai?

    Envie para a gente algumas dicas de como prevenir um home office contra violação.

    E para quem estiver interessado, o e-mail do Vanderson é o vansci@ig.com.br

    Abraço!

  • Vanderson Nascimento

    Reply Reply 11 de maio de 2008

    Dependendo do tamanho do estabelecimento pode se utilizar sensores de detecção de movimento,sensores contra abertura ou contra quebra de vidros, tudo vai depender de uma analise feita por um consultor para otimizar a proteção e reduzir custo em equipamentos.O mais utilizado no entanto são sensores de movimento.E detalhe muito importante Sistema de Segurança e importante que se tenha uma empresa de monitoramento para que possa aproveitar sua ausencia com maior tranquilidade.

    Abraço

    E peço desculpas pela demora em responder

Leave A Response

* Denotes Required Field