como criar um site gratuito

Como criar um site gratuito em 5 passos

Como criar um site gratuito em 5 passos
5 (100%) 3 votos

Muitos leitores do GoHome perguntam sobre como criar um site por conta própria para o seu novo negócio. Existem diversas plataformas, como o Wix, WordPress, Google Meu Negócio, Terra Empresas, UOL Host, Yola, Webnode, etc.

Alguns demandam um conhecimento maior em coding, outros são mais intuitivos. Dentre as plataformas mais usadas e que mais perguntam está o Wix, que permite que você mesmo crie o site de forma gratuita.

O legal desse formato é que dá para testar novas ideias sem gastar nada, o que está bem dentro do que o GoHome acredita. O negócio é começar, então comece com o que tem à sua disposição. À medida que a sua iniciativa for crescendo, aí você vai analisando os investimentos.

Para saber como criar um site e começar a botar a mão na massa, vamos fazer a programação com você em cinco passos.

Então vamos ao passo a passo para criar um site do Wix para o seu negócio:

1. Registro do site

O primeiro passo na criação do seu site é registrar-se no Wix. Dá para começar com o seu cadastro do Facebook, do Google, ou com e-mail e senha mesmo. Aí, para a plataforma “entender” melhor o seu perfil, você responderá três perguntas.

A partir das suas respostas e nível de experiência, aparecerá para você a melhor opção de configuração no Wix. Eu coloquei que não tinha experiência para criar um site, então apareceu esta tela:

como criar um site gratuito

Ou seja, posso responder mais algumas perguntas e o sistema do Wix vai criar algo para mim ou posso tentar programar o site sozinho.

2. Escolha do template do site

O template nada mais é do que o estilo de layout e a “grade” onde o seu site será montado. Agora é a hora de escolher qual template vai ser mais interessante para o seu negócio. Como eu havia respondido “loja virtual” nas perguntas lá no início, me apareceram essas opções:

como criar um site gratuito

No menu à esquerda existem as áreas para você escolher onde o seu negócio se enquadra melhor. Escolhi “Loja de roupas”, que é uma categoria de negócio bem comum entre os empreendedores do GoHome.

É possível “ver” ou “editar” o template nessa fase. Cliquei em “editar” e então abriu a aba para começar a criar o site.

3. Edição do site

Já no início dessa fase aparece um tutorial em vídeo para ajudar a criar o site. Agora começa a parte divertida de arrastar e mexer e testar imagens e botões no seu próprio site.

No menu à esquerda você tem as ferramentas para montar todas as seções do site, como adicionar apps, background, loja e blog. À direita estão as ferramentas mais direcionadas à diagramação, que te ajudam a alinhar elementos, distribuí-los igualmente na páginas, mudar tamanhos, etc. É bem intuitivo.

como criar um site gratuito

Bem no meio, no layout do seu site, você vai clicando nas caixas e elas vão mudando para um modo editável. Aí, é só colocar as informações da sua empresa e dos seus produtos online.

Logo acima estão os elementos de configuração do site, além das ferramentas e as possibilidades de mudá-lo para mobile, ver como o site está ficando, salvá-lo, publicá-lo, etc. Além da seção de Ajuda, claro.

Se você achar meio complicado e preferir a ajuda de um designer, é possível contratar um designer freelancer pela plataforma. Chama-se Wix Arena e o legal é que você acaba ajudando outros freelas em home office 😉

4. Explorando as possibilidades

Mesmo não tendo experiência em criação de site, explore as possibilidades da ferramenta. Na aba “Adicionar App”, por exemplo, você pode acrescentar ao seu site um chat ou um ícone para o cliente curtir sua página no Facebook. Essas são algumas opções, dá para você procurar outras mais interessantes ao seu negócio na lupa desta seção.

como criar um site gratuito

Também é possível montar a sua loja virtual clicando no ícone de sacola do lado esquerdo do menu. Para aceitar pagamentos online é preciso ter o plano premium do Wix. Geralmente na aba “fazer upgrade” no topo da página tem uma oferta com 50% de desconto para este caso.

como criar um site gratuito

Vale dar uma explorada também em todos os botões da página para você otimizar o seu site e o seu negócio. Por exemplo, em Configurações existe uma aba chamada “Seja encontrado no Google”, o que é de grande ajuda para o seu negócio aparecer na ferramenta de busca.

como criar um site gratuito

5. Publicação do site

Por fim, publique o seu site. Nesta etapa é possível publicar sua página em um domínio que você já tenha ou no domínio gratuito do Wix. No gratuito, o site sairá com o seu nome de usuário e no final o nome que você escolher. Por exemplo: https://nomedeusuario.wixsite.com/meusite

E é isso! Claro, depois de ter seu site publicado vem todo o trabalho de divulgação, otimização e melhorias que você vai acabar fazendo ao longo do desenvolvimento do seu negócio.

Lembrando que o bacana do home office é que é possível começar um negócio pequeno e depois ir evoluindo. Dá inclusive para começar em paralelo ao seu emprego atual. Veja este post explicando como empreender enquanto está empregado.

Um bom começo é elaborar um plano de negócios, montar um site e também as redes sociais. O importante é começar. Se precisar de um empurrãozinho, aqui também tem 10 dicas para começar já. Boa sorte e go home!

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







Leave A Response

* Denotes Required Field