A Ticket, líder e pioneira no setor de refeição e alimentação-convênio, conclui com números expressivos o projeto que levou toda a equipe comercial da empresa para o trabalho em casa. Após cinco anos do início do processo de implantação do home office, nome como o programa é conhecido dentro da companhia, a economia gerada já chega a R$ 3,5 milhões. Mais importante do que isso foi o ganho em produtividade, com aumento médio de 1,5 visita ao dia, ou 1.770 ao mês, que proporcionaram crescimento de 40% no volume de vendas novas e incremento de 76% na receita proveniente dessas vendas.
O Home Office trouxe para a Ticket, além da racionalização de recursos, agilidade nas respostas, maior proximidade aos clientes e ganho em competitividade perante os concorrentes. Para se ter uma ideia prática de como isso acontece, no modelo antigo, em média, cada colaborador gastava 30% de seu tempo para resolver questões administrativas e apenas 5% para tornar o cliente mais rentável. Hoje, esses números variaram para 15% e 35%, respectivamente. O atendimento telefônico era outra tarefa que exigia 40% do tempo de cada colaborador da equipe comercial contra 5% atualmente. Veja tabela completa abaixo:
Atividade: Atendimento Telefônico
Antes: 40%
Hoje: 5%
Atividade: Questões Administrativas
Antes: 30%
Hoje: 15%
Atividade: Promoção de Produto
Antes: 15%
Hoje: 20%
Atividade: Estreitar Relacionamento
Antes: 10%
Hoje: 25%
Atividade: Tornar o cliente mais rentável
Antes: 5%
Hoje: 35%
“A inversão nessa pirâmide de valores se dá por diversos motivos. O colaborador trabalha mais motivado, com ganho em qualidade de vida, flexibilidade de horário e proximidade da família. Além disso, tem mais mobilidade, consegue planejar melhor suas visitas e dedicar mais energia a cada cliente ao invés de ser tomado pelas atividades administrativas de um escritório, tempo perdido em trânsito para se locomover até a empresa, entre outras coisas”, explica Dalva Braga, superintendente de vendas da Ticket.
Se o projeto trouxe mais autonomia e autogerenciamento para a área Comercial da Ticket, também houve a necessidade, por parte dos gestores, de reavaliar sua forma de liderar, estando mais próximos da sua equipe. “Nesse sistema, as equipes ficam mais perto do cliente, porém o gestor teve que criar um novo ritmo de trabalho, com adaptação às diferenças de localidades, reuniões periódicas com o objetivo de manter o sentimento de grupo e disseminação de boas práticas”, esclarece.
Para que isso fosse possível foi necessário o envolvimento de toda a companhia e diversas ações de RH foram realizadas, como, por exemplo, a criação de uma célula exclusiva para atendimento aos profissionais em Home Office. Também foi contratada uma consultoria especializada em teletrabalho para apoio à área comercial, reuniões de feedback e coaching e preparação dos familiares. “Para que os colaboradores melhorassem a produtividade e a qualidade de vida, não bastava oferecer recursos tecnológicos, era necessário que, tanto eles quanto seus familiares, entendessem os impactos desse novo modelo nas suas rotinas”, ressalta Edna Bedani, gerente de desenvolvimento de recursos humanos da Ticket.
A preparação também envolveu a compra de toda a infraestrutura necessária para a realização do trabalho. Cada um dos 104 colaboradores em home office receberam mesas e cadeiras, celular corporativo, computador de última geração e impressora, além de ajuda de custo mensal para despesas com energia elétrica e material de escritório. Do ponto de vista tecnológico, foram implantados todos os sistemas operacionais necessários para o trabalho, internet banda larga, internet security e servidores.
Orientações da Ticket para o colaborador em Home Office
1. Prepare-se para o trabalho vestindo-se de maneira adequada;
2. Mantenha horários regulares;
3. Disciplina, autonomia, automotivação e confiança são indispensáveis;
4. Estimule o seu gestor a desenvolver novos ritos e encontros vivenciais;
5. Crie uma área privativa que funcione como escritório, separando o “morador” do “profissional”;
6. Tenha uma linha telefônica exclusiva, sem vínculo com sua casa;
7. Eventualmente, trabalhe em um lugar neutro, como um café, um hotel etc.;
8. Permita-se o tempo devido para definir o que funciona melhor para você;
9. Converse com a família e amigos e avise-os de que você não está disponível durante o dia;
10. Evite ou limite atividades não relacionadas com o trabalho durante seu “expediente”.
Sobre a Ticket
Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 34 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte.
Com abrangência nacional, a Ticket atende a 54 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.
A Ticket é uma empresa Edenred – que integra as empresas Ticket, Accentiv´ Mimética e Build Up, líder mundial em cartões e vouchers de serviços pré-pagos.
17 Comments
antonio claudio da silva
23 de agosto de 2011gostaria de fazer parte do quadro de Home Office desta empresa .
Agradeço desde ja por favor me mandem uma resposta .
lisiane silveira
24 de agosto de 2011trabalhar em casa sem ter que enfrentar o trânsito com certeza seria ótimo quero participar desse quadro de Home Office da empresa .aguardo um retorno.
Alessandra Soares
26 de agosto de 2011Tenho duas filhas, sou formada em Direito,e, também, gostaria de fazer partedeste quadro Home Office, pois, nada melhor, do que trabalhar em casa, sem engarrafamentos, barulhos, sendo amassada em tranporte coletivos, como fazer? Aguardo anciosa por resposta.
zaqueu rodrigues da costa
1 de setembro de 2011trbalahar em casa e muito bom,prncipalmente para a empresatrabalho em home e uma empresa que eu sempre quis faser parte.logo estarei fasendo parte dela,se um pudese eu ja estarie fasendo parte da empresa
MARIA INES MONTEIRO
19 de setembro de 2011como faço para cadastrar meu curriculo na ticket, sou nutricionista em Brasilia, acho interessante trabalhar em casa por que vou ter mais tempo para curtir meus filhos,
obrigada
Soraia
8 de dezembro de 2011Gostaria de participar de futuras entrevistas para o quadro de Home Office desta empresa. Moro ha 100 km da capital do RJ. Mas, caso haja alguma possibilidade em avaliar meu curriculo, tenho tbm total disponibilidade de horario e mudanca de endereco, viajens, etc. Sou Pedagoga e Administradora. Tenho experiencia em Organizacoes Multinacionais. Obrigada.
Soraia
8 de dezembro de 2011Gostaria de participar de futuras entrevistas para o quadro de Home Office desta empresa. Moro ha 100 km da capital do RJ. Mas, caso haja alguma possibilidade em avaliar meu curriculo, tenho tbm total disponibilidade de horario e mudanca de endereco, viagens, etc. Sou Pedagoga e Administradora. Tenho experiencia em Organizacoes Multinacionais. Obrigada.
marco antonio gavlinski
3 de abril de 2013e então? como trabalhar nesta empresa?
rosana martins de aguiar
4 de junho de 2013Me interessei pelo trabalho de home office de sua empresa , e portanto gostaria de participar de algum processo seletivo que voçes venham fazer.,
ou que procedimento devo tomar para me inscrever nessa empresa para esse tipo de prestação de serviço.
Desde já agradeço
maria de fatima f.da rocha
8 de agosto de 2013gostaria de fazer parte dessa empresa .eu gostaria de trabalhar em casa.obrigado aguardo reposta.
CAtia Cristina
25 de agosto de 2013Gostaria de participar de uma seleção para home office.
Agradeço.
neuma .s da mota gostaria muito de participar do processo seletivo para home office aguardo resposta estou desempregada e preciso trabalhar em casa .Pois tenho uma filha pequena . agradecida
18 de outubro de 2013preciso muito trabalhar por favor aguardo resposta
Aline silveira
22 de janeiro de 2014Boa-tarde, gostaria de saber como faço para fazer parte do quadro de funcionários Home Office?
poderiam me informar um telefone de contato ou e-mail de vocês para envio de currículo?
Obrigada.
Veronilce barbosa felix
12 de maio de 2014Bom dia!
Como participo de um processo seletivo para home office?
Desde já agradeço sua atenção.
Veronilce B. Felix
flavia
14 de maio de 2014Gostaria de saber como faço para entrar para a equipe da ticket. Obrigada pela atenção.
LÚCIA souza Seba
14 de junho de 2014quero fazer do quadro de colaboradores da ticket
Thais Vergueiro
11 de janeiro de 2019Eu quero trabalhar como home-office para a ticket e gostaria de saber como fazer paa me cadastrar para participar de um processo com contrato de trabalho remoto
Leave A Response