Case Ticket: teletrabalho economizou R$ 3,5 MI

A Ticket, líder e pioneira no setor de refeição e alimentação-convênio, conclui com números expressivos o projeto que levou toda a equipe comercial da empresa para o trabalho em casa. Após cinco anos do início do processo de implantação do home office, nome como o programa é conhecido dentro da companhia, a economia gerada já chega a R$ 3,5 milhões. Mais importante do que isso foi o ganho em produtividade, com aumento médio de 1,5 visita ao dia, ou 1.770 ao mês, que proporcionaram crescimento de 40% no volume de vendas novas e incremento de 76% na receita proveniente dessas vendas.

O Home Office trouxe para a Ticket, além da racionalização de recursos, agilidade nas respostas, maior proximidade aos clientes e ganho em competitividade perante os concorrentes. Para se ter uma ideia prática de como isso acontece, no modelo antigo, em média, cada colaborador gastava 30% de seu tempo para resolver questões administrativas e apenas 5% para tornar o cliente mais rentável. Hoje, esses números variaram para 15% e 35%, respectivamente. O atendimento telefônico era outra tarefa que exigia 40% do tempo de cada colaborador da equipe comercial contra 5% atualmente. Veja tabela completa abaixo:

Atividade: Atendimento Telefônico
Antes: 40%
Hoje: 5%

Atividade: Questões Administrativas
Antes: 30%
Hoje: 15%

Atividade: Promoção de Produto
Antes: 15%
Hoje: 20%

Atividade: Estreitar Relacionamento
Antes: 10%
Hoje: 25%

Atividade: Tornar o cliente mais rentável
Antes: 5%
Hoje: 35%

“A inversão nessa pirâmide de valores se dá por diversos motivos. O colaborador trabalha mais motivado, com ganho em qualidade de vida, flexibilidade de horário e proximidade da família. Além disso, tem mais mobilidade, consegue planejar melhor suas visitas e dedicar mais energia a cada cliente ao invés de ser tomado pelas atividades administrativas de um escritório, tempo perdido em trânsito para se locomover até a empresa, entre outras coisas”, explica Dalva Braga, superintendente de vendas da Ticket.

Se o projeto trouxe mais autonomia e autogerenciamento para a área Comercial da Ticket, também houve a necessidade, por parte dos gestores, de reavaliar sua forma de liderar, estando mais próximos da sua equipe. “Nesse sistema, as equipes ficam mais perto do cliente, porém o gestor teve que criar um novo ritmo de trabalho, com adaptação às diferenças de localidades, reuniões periódicas com o objetivo de manter o sentimento de grupo e disseminação de boas práticas”, esclarece.

Para que isso fosse possível foi necessário o envolvimento de toda a companhia e diversas ações de RH foram realizadas, como, por exemplo, a criação de uma célula exclusiva para atendimento aos profissionais em Home Office. Também foi contratada uma consultoria especializada em teletrabalho para apoio à área comercial, reuniões de feedback e coaching e preparação dos familiares. “Para que os colaboradores melhorassem a produtividade e a qualidade de vida, não bastava oferecer recursos tecnológicos, era necessário que, tanto eles quanto seus familiares, entendessem os impactos desse novo modelo nas suas rotinas”, ressalta Edna Bedani, gerente de desenvolvimento de recursos humanos da Ticket.

A preparação também envolveu a compra de toda a infraestrutura necessária para a realização do trabalho. Cada um dos 104 colaboradores em home office receberam mesas e cadeiras, celular corporativo, computador de última geração e impressora, além de ajuda de custo mensal para despesas com energia elétrica e material de escritório. Do ponto de vista tecnológico, foram implantados todos os sistemas operacionais necessários para o trabalho, internet banda larga, internet security e servidores.

Orientações da Ticket para o colaborador em Home Office

1. Prepare-se para o trabalho vestindo-se de maneira adequada;
2. Mantenha horários regulares;
3. Disciplina, autonomia, automotivação e confiança são indispensáveis;
4. Estimule o seu gestor a desenvolver novos ritos e encontros vivenciais;
5. Crie uma área privativa que funcione como escritório, separando o “morador” do “profissional”;
6. Tenha uma linha telefônica exclusiva, sem vínculo com sua casa;
7. Eventualmente, trabalhe em um lugar neutro, como um café, um hotel etc.;
8. Permita-se o tempo devido para definir o que funciona melhor para você;
9. Converse com a família e amigos e avise-os de que você não está disponível durante o dia;
10. Evite ou limite atividades não relacionadas com o trabalho durante seu “expediente”.

Sobre a Ticket
Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 34 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte.

Com abrangência nacional, a Ticket atende a 54 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.

A Ticket é uma empresa Edenred – que integra as empresas Ticket, Accentiv´ Mimética e Build Up, líder mundial em cartões e vouchers de serviços pré-pagos.

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







17 Comments

  • antonio claudio da silva

    Reply Reply 23 de agosto de 2011

    gostaria de fazer parte do quadro de Home Office desta empresa .
    Agradeço desde ja por favor me mandem uma resposta .

  • lisiane silveira

    Reply Reply 24 de agosto de 2011

    trabalhar em casa sem ter que enfrentar o trânsito com certeza seria ótimo quero participar desse quadro de Home Office da empresa .aguardo um retorno.

  • Alessandra Soares

    Reply Reply 26 de agosto de 2011

    Tenho duas filhas, sou formada em Direito,e, também, gostaria de fazer partedeste quadro Home Office, pois, nada melhor, do que trabalhar em casa, sem engarrafamentos, barulhos, sendo amassada em tranporte coletivos, como fazer? Aguardo anciosa por resposta.

  • zaqueu rodrigues da costa

    Reply Reply 1 de setembro de 2011

    trbalahar em casa e muito bom,prncipalmente para a empresatrabalho em home e uma empresa que eu sempre quis faser parte.logo estarei fasendo parte dela,se um pudese eu ja estarie fasendo parte da empresa

  • MARIA INES MONTEIRO

    Reply Reply 19 de setembro de 2011

    como faço para cadastrar meu curriculo na ticket, sou nutricionista em Brasilia, acho interessante trabalhar em casa por que vou ter mais tempo para curtir meus filhos,
    obrigada

  • Soraia

    Reply Reply 8 de dezembro de 2011

    Gostaria de participar de futuras entrevistas para o quadro de Home Office desta empresa. Moro ha 100 km da capital do RJ. Mas, caso haja alguma possibilidade em avaliar meu curriculo, tenho tbm total disponibilidade de horario e mudanca de endereco, viajens, etc. Sou Pedagoga e Administradora. Tenho experiencia em Organizacoes Multinacionais. Obrigada.

  • Soraia

    Reply Reply 8 de dezembro de 2011

    Gostaria de participar de futuras entrevistas para o quadro de Home Office desta empresa. Moro ha 100 km da capital do RJ. Mas, caso haja alguma possibilidade em avaliar meu curriculo, tenho tbm total disponibilidade de horario e mudanca de endereco, viagens, etc. Sou Pedagoga e Administradora. Tenho experiencia em Organizacoes Multinacionais. Obrigada.

  • marco antonio gavlinski

    Reply Reply 3 de abril de 2013

    e então? como trabalhar nesta empresa?

  • rosana martins de aguiar

    Reply Reply 4 de junho de 2013

    Me interessei pelo trabalho de home office de sua empresa , e portanto gostaria de participar de algum processo seletivo que voçes venham fazer.,
    ou que procedimento devo tomar para me inscrever nessa empresa para esse tipo de prestação de serviço.
    Desde já agradeço

  • maria de fatima f.da rocha

    Reply Reply 8 de agosto de 2013

    gostaria de fazer parte dessa empresa .eu gostaria de trabalhar em casa.obrigado aguardo reposta.

  • CAtia Cristina

    Reply Reply 25 de agosto de 2013

    Gostaria de participar de uma seleção para home office.

    Agradeço.

  • neuma .s da mota gostaria muito de participar do processo seletivo para home office aguardo resposta estou desempregada e preciso trabalhar em casa .Pois tenho uma filha pequena . agradecida

    Reply Reply 18 de outubro de 2013

    preciso muito trabalhar por favor aguardo resposta

  • Aline silveira

    Reply Reply 22 de janeiro de 2014

    Boa-tarde, gostaria de saber como faço para fazer parte do quadro de funcionários Home Office?
    poderiam me informar um telefone de contato ou e-mail de vocês para envio de currículo?

    Obrigada.

  • Veronilce barbosa felix

    Reply Reply 12 de maio de 2014

    Bom dia!

    Como participo de um processo seletivo para home office?

    Desde já agradeço sua atenção.

    Veronilce B. Felix

  • flavia

    Reply Reply 14 de maio de 2014

    Gostaria de saber como faço para entrar para a equipe da ticket. Obrigada pela atenção.

  • LÚCIA souza Seba

    Reply Reply 14 de junho de 2014

    quero fazer do quadro de colaboradores da ticket

  • Thais Vergueiro

    Reply Reply 11 de janeiro de 2019

    Eu quero trabalhar como home-office para a ticket e gostaria de saber como fazer paa me cadastrar para participar de um processo com contrato de trabalho remoto

Leave A Response

* Denotes Required Field