A semana de trabalho de 4 dias

Já imaginou ter um fim de semana de 3 dias e uma semana de trabalho de 4 dias? Será que não seria mais produtivo?

Pois bem, os americanos chamam isso de “get focused”, quando você trabalha no modo intensivo. As informações são do blog Mais Tempo. Ao invés de trabalhar 8 horas por dia em 5 dias da semana, trabalham-se 10 horas por dia em 4 dias. Resumindo: você poderia “matar” aquela odiosa segunda-feira de manhã e a maravilhosa sexta-feira à tarde. Nada mal, hein?

Para quem é autônomo e trabalha em casa, essa equação é um pouco mais fácil de ser manejada. E para quem é assalariado, isso não é tão impossível. Na verdade, em países europeus que atravessam a crise (como Portugal), estão falando muito em 21 horas de trabalho por semana. A ideia é a seguinte: você trabalha menos, tem mais qualidade de vida, ganha menos também, o que acaba levando a um consumismo menor e também em uma menor taxa de dióxido de carbono (sustentabilidade!). Assim, haveriam mais vagas disponíveis também, e menor desemprego. Acompanhe um trecho da matéria do Ionline:

A mudança de paradigma para as 21 horas semanais de trabalho é, defende o “New Economics”, “necessária, desejável e possível”. Vai incluir uma “grande redistribuição de rendimento, riqueza e propriedade, assim como uma redistribuição de tempo”. Para começar a transformação, o think-tank defende que se arranque com uma semana de trabalho de quatro horas. “Diminuindo a semana de trabalho para quatro dias poderemos criar uma melhor balança entre trabalho pago” e aquilo a que chamam “vital core economy”: família, amigos e vida comunitária.

Aqui, você lê na íntegra.

Enfim, dá para parar e pensar em alternativas viáveis para todos. E aproveitar a vida além do escritório!

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







4 Comments

  • João Guilherme Brotto

    Reply Reply 6 de março de 2012

    Legal. Sou partidário dessa ideia. Conhecem o livro do Tim Ferris? “Trabalhe 4 horas por semana” Vale muito a leitura!

  • Andre

    Reply Reply 6 de março de 2012

    É um dos nossos livros de cabeceira!

    Valeu João!

  • Alexandre Leonel

    Reply Reply 13 de março de 2012

    Olá,

    Esse parece ser a semana ideal, quem não gostaria?
    Mas a realidade para aqueles que trabalham como funcionários é bem diferente disso.
    Nas pequenas empresas a carga horária é absurda e muitas vezes não existem nem sábados e feriados.
    Esse modelo parece ser ideal para aqueles que trabalham em home office e que a produtividade depende exclusivamente dele.

    Até mais,

  • Erenildo

    Reply Reply 2 de abril de 2012

    Prezado Alexandre, mesmo para quem não trabalha no sistema home office é possível sim agregar pelo menos o “espírito” do trabalhe 04 dias na semana. Como? Dedicando-se de forma mais intensa e proativa, por exemplo, de segunda a quinta, e trabalhando na sexta e sábado de forma mais leve, deixando as coisas acontecerem de uma forma menso estressante. Experimente, começe planejando bem sua semana, inclusive determinando dias fixos da semana para resolver determinados tipos de problemas como por exemplo, pagar contas, visitar clientes, fazer cobranças, etc.

Leave A Response

* Denotes Required Field