8 lugares surpreendentes para trabalhar

Rate this post

Screen Shot 2014-04-22 at 10.38.28Você trabalha em um cubículo ou em casa? Nenhum dos dois? Bem, se o seu trabalho só depende de você e do seu notebook, você pode realizá-lo de qualquer lugar, não é mesmo?

Nesta matéria publicada pela Fastcompany, Laura Vanderkan cita outros 8 lugares onde é possível trabalhar à distância. Mais interessante ainda foi a pesquisa que inspirou a autora a listar os spots. A pesquisa realizada pelo Flex+Strategy Group revela que 31% dos funcionários empregados que trabalham período integral realizam seu trabalho fora do escritório. Outra observação interessante da pesquisa foi a quebra de alguns mitos relacionados ao trabalhador remoto: a maioria é homem, não faz diferença se tem filhos ou não e não pertence a uma geração específica (Geração Y, 35%, Geração X, 30%, Baby boomers 30%).

Então, quebrando mais um preconceito, vamos à lista dos lugares no mínimo interessantes para trabalhar:

1. Aeroporto

Os frequent fliers já estão acostumados a utilizar os lounges dos aeroportos e fazer suas ligações antes de embarcarem. O peculiar aqui é observar que o aeroporto é uma nova opção de local de trabalho mesmo para aqueles que não estão esperando um vôo. No aeroporto de Heathrow, por exemplo, é possível encontrar escritores em busca de inspiração. Só veja se o valor do estacionamento compensa.

2. Lobby do hotel
Se você precisa apenas de uma hora ou duas para finalizar algum trabalho, o lobby do hotel é bom osuficiente. Assim como os aeroportos, os lobbies de hotel são espaços públicos, com entra e sai de gente, e que podem até gerar mais inspiração. Se você não estiver hospedado ou esperando um hóspede, é melhor não demorar muito. Agora, se tiver um bar do hotel por perto, você pode pedir um drink ou dois e ficar ali por um tempo.

3. Bar
Falando em drinks, a cafeteria não é o único local onde as pessoas podem ficar trabalhando por um tempo. Claro que um bar animado em plena happy hour não é o mais indicado. Mas existem muitos bares que abrem na hora do almoço e ficam tranquilos até as 16 horas. Você pode bebericar um drink ou refri enquanto trabalha até a hora dos special drinks.

4. Restaurante casual (durante o período de menor movimento)
Um restaurante (ou lanchonete, padaria, etc.) 24 horas é uma ótima opção de local de trabalho especialmente para aqueles que gostam de trabalhar noite adentro ou de manhã bem cedinho. É um lugar limpo e bem iluminado. Apenas certifique-se de pedir algo mais substancioso para ocupar a mesa e, caso o restaurante comece a encher, é hora de vagar a mesa para mais pessoas e buscar outro canto.

5. Biblioteca
Ok, não tem comida e não é possível falar ao telefone, mas o bibliotecário não vai te expulsar até a biblioteca fechar. A maioria das cidades conta com uma biblioteca e muitas funcionam inclusive à noite e nos finais de semana. Além disso, quando quiser fazer um intervalo, pode explorar os livros, revistas e jornais que quiser!

6. Lobby da sua academia
Tem o entra e sai de pessoas e a espera pelos amigos que estão finalizando outras aulas/treinos. Muitas academias põem até mesas e cadeiras nesta área e, neste caso, sinta-se à vontade para usá-las.

7. Sua igreja ou outro local de adoração
Isso só funciona se você realmente frequenta o local. Uma leitora me disse “eu acho que o hall da minha paróquia é ótimo e silencioso”, e ela trabalha ali quando tem um tempinho entre um compromisso e outro. Vários desses locais são bem vazios durante a semana e contam com salões ou salas mais reservados; só não é possível usar quando há ensaio do coral, por exemplo. Aí é contraproducente.

8. Seu carro (estacionado!)

Se o clima colaborar, trabalhar no carro abre uma série de oportunidades intrigantes: é possível usar a estrutura de estacionamento de uma grande loja; enquanto espera o treino do seu filho; ou até mesmo nos descansos de estradas cênicas, entre uma olhada no visual e outra. Contanto que tenha sinal de celular, você pode fazer suas ligações com total privacidade e até mesmo tirar uma soneca no banco de trás na hora do break.

E você, onde trabalha quando está fora de casa e do escritório?

—-

Este texto é da autora Laura Vanderkan e expressa a opinião dela. Se você não é muito disciplinado e é facilmente distraído, não aconselhamos trabalhar em locais movimentados ou pedir drinks enquanto trabalha. Bom senso sempre!

1 Comment

  • Michel Campillo

    Reply Reply 3 de maio de 2014

    Trabalhar em lanchonete está ótimo, inclusive com Wifi aberto. Adoro fazer isso, tira a gente do escritório. Muda o ambiente, muda tudo! Mas eu tomo cuidado em não ocupar sozinho uma mesa para quatro pessoas, e vou embora quando a lanchonete começa a encher! Senão o comerciante perde Clientes.

Leave A Response

* Denotes Required Field