6 dicas para atrair e reter bons funcionários

5/5 - (1 vote)

• Ofereça perspectivas reais de progresso no futuro.
• Promova um clima organizacional agradável. Uma energia positiva no ambiente, faz com que o dia-a-dia seja mais agradável e o emprego desejável. O mesmo vale para os ambientes de escritório, onde deve-se buscar ergonomia, conforto térmico e sonoro, além de prover espaço para que os funcionários guardem seus pertences e objetos pessoais.
• Remunere de forma justa. Procure remunerar de forma justa e de acordo com o mercado. Atenção: dinheiro não é o fator motivacional mais importante para atrair e reter talentos. De qualquer forma, evite pagar abaixo da média do mercado, pois basta uma pesquisa salarial para verificar a legitimidade do que você está pagando.
• Contribua com o bem-estar social. Os melhores profissionais dão preferência para trabalhar em empresas que contribuem de alguma forma com o bem-estar social ou ambiental.
• Controle o estresse. Empresas onde existe muita pressão por resultados rápidos e eficazes são negativos para a felicidade e a satisfação do colaborador. Tome cuidado para manter o estresse em um nível produtivo e evite estimular a competição entre profissionais ou setores.
• Derrube o autoritarismo. Empresas onde o processo decisório é participativo tem maiores chances de atrair e reter bons colaboradores. Evite o autoritarismo. Para reter seus talentos, faça com que eles participem das decisões, escute o que eles têm a dizer e dê a eles a chance concreta de colaborarem com boas idéias.
(Revista Crescimento Pessoal e Motivação, nº 25, junho de 2005, pag 26, Editora Quantum)

Leave A Response

* Denotes Required Field