20 ideias de trabalho para fazer em casa

20 ideias de trabalho para fazer em casa
4.6 (92.14%) 224 votos

O Brasil é um país com um grande número de empreendedores: homens, mulheres, mães, estudantes, aposentados. Todos querem um ofício que traga realização e flexibilidade e ajude no orçamento da casa. Por isso, várias empresas começam em casa e, na maioria, a partir de uma grande paixão ou talento natural.

Screen Shot 2013-12-02 at 17.28.53

Então separamos para você este material escrito por Chris Ayres para o site Família, onde ela cita 20 atividades viáveis para realizar no home office.

Vale lembrar que é imprescindível buscar conhecimento no segmento em que atua (cursos, seminários).

Então, vamos começar do começo!

Primeiros passos:

1. Decida o que você quer fazer.
2. Liste as coisas que gosta de fazer ou tem experiência.
3. Defina quanto tempo tem disponível para desenvolver a atividade.
4. Aprender o básico em informática é imprescindível nos dias de hoje. Procure uma escola de computação registrada e séria que ofereça cursos rápidos sobre como navegar na internet. Algumas oferecem cursos de e-commerce e ensinam como fazer a divulgação do produto ou marca, seja nas redes sociais ou usando outras ferramentas, bem como criar uma extensa network, que facilitará o desenvolvimento de seu negócio. Talvez você desenvolva uma tarefa que não precise sequer usar o computador, mas é bom entender de recibos, contratos, orçamentos, contabilidade para organizar e tocar seu negócio de forma que saiba se virar quando precisar.
5. Ter um espaço de trabalho em casa é obrigatório, seja um escritório, um quarto, uma mesa, um pequeno estoque com prateleira, enfim, um canto onde possa se concentrar e que consiga manter organizado.
6. Consultar órgãos públicos sobre os trâmites legais de como abrir um negócio em casa, as licenças que você precisará tirar, os impostos a pagar, notas fiscais a emitir, etc., é fundamental. A melhor coisa é fazer tudo certo e começar direito para não ter dor de cabeça no futuro.

Veja abaixo 20 ideias de trabalho que podem ser feitos a partir de casa, dependendo dos talentos e experiência de cada um:

1. Marketing e Propaganda.
Muitos blogueiros ganham dinheiro colocando anúncios em seus blogs, desenvolvendo uma atividade e atraindo consumidores para algumas marcas. Pode ser através do Google Adsense ou construindo seus próprios pacotes, onde se faz um contrato com aqueles que querem anunciar.

2. Artistas.
Se você é bom em pintar, desenhar ou esculpir, use seus talentos criativos para ganhar dinheiro em casa, seja através do Mercado Livre, eBay, Etsy, ou fazendo sua própria clientela. De repente você pode ir atrás de editoras também que precisem dos seus talentos para ilustração de livros infantis ou outros.

Screen Shot 2013-12-02 at 17.26.09

3. Loja online. Se você faz artesanato, cria algo a partir de algum material, representa ou revende produtos, você pode criar um site ou blog para revender, além de oferecer aos parentes e conhecidos. Algumas ideias são bijouterias, roupas e peças de tricô, crochê, bordados, costura e consertos, roupas importadas, chinelos decorados, bolos, doces, cestas de café da manhã, etc.

4. Designer gráfico. Uma profissão que precisa de estudos para entender os programas de produção gráfica, meios de comunicação, marketing semiótica, tipografia. Um designer gráfico pode trabalhar em várias áreas montando logotipos, marcas, livros, revistas, folhetos, catálogos, jornais, embalagens, websites, softwares, jogos, eventos, anúncios, enfim, uma boa profissão que vem crescendo a cada dia.

5. Autor e escritor. Se você ama escrever e/ou escreve bem, tem vários sites na internet que pagam pelo seu trabalho freelance. As oportunidades são bem abrangentes, desde sites técnicos à revistas online. Você também pode desenvolver essa atividade paralela escrevendo blogs, sites, livros, e procurando uma editora para publicação e divulgação do seu trabalho.

6. Consultor. Se você tem experiência em uma determinada área e pode trabalhar como consultor para uma pessoa física ou mesmo uma empresa, pode oferecer seus serviços online. Conheço consultores em administração, culinária, informática, finanças, e muitos outros.

7. Secretária ou assistente virtual.
Já temos várias no Brasil e mesmo empresas que estão surgindo onde terceirizam profissionais para companhias pequenas e grandes, profissionais liberais, suporte administrativo e que prestam serviços de controle de agenda, contabilidade, compromissos, reuniões, call center, e mesmo cotação de motoboy, compras, garçom para festas corporativas e eventos diversos. [Veja este post do GoHome sobre a profissão]

8. Decorador de festas. Existem muitos decoradores de festas infantis, casamentos, confraternizações, festas de família, etc. Eles cuidam da decoração, desde arranjos de flores a etiqueta das mesas, e muitas vezes são associados a bufês e outros profissionais que podem prestar serviço completo para festas diversas.

9. Bufê (bolos, salgados e docinhos para festas). Se você ama fazer bolos, pode se especializar em decoração de bolos. Existem cursos para tornar a sua paixão em uma profissão rentável, bem como desenvolver o feitio de salgadinhos e docinhos para festas diversas.

bolos

10. Babá / Escolinha infantil. Você pode providenciar cuidados para crianças menores como babá profissional em casa. Aprenda primeiros socorros, providenciar uma área própria e segura para crianças, e verifique a legislação específica sobre o que você precisa para desenvolver essa tarefa em casa.

11. Professor particular/ tutor/tradutor.
Você pode, por exemplo, trabalhar como tradutor, professor particular, ajudando crianças e adolescentes a obter entendimento e sucesso escolar e também com escritórios e consulados traduzindo documentos. Você pode ensinar matérias escolares e também esportes como basquete, natação, futebol, música, línguas, etc.

12. Editor/revisor de textos.
Para pessoas que têm facilidade em notar detalhes e possuem formação na área. Você precisa estar em dia com as atualizações de ortografia e começar a oferecer seus serviços a editoras, websites, autores.

13. Coordenador de eventos. Você pode ajudar a promover um casamento, aniversário, festas, confraternizações, fazer parceria com decoradores, floristas, boleiras, grupos musicais e providenciar serviços completos para festas em geral.

14. Cabeleireira/ esteticista/ manicure.
Esse pode soar comum, mas há bastante campo e está crescendo a cada dia a procura por pessoas que atendam em domicílio ou mesmo em casa com essas atividades.

15. Limpeza e organização.
Hoje em dia a maioria das pessoas já não conta com as antigas “empregadas domésticas”, e é crescente o estabelecimento de empresas de limpeza e profissionais em organização, onde você pode contratar para um projeto, organização de uma área.

16. Fotografia. Muitos são os campos, como casamentos, fotos de família, aniversários, eventos diversos. É importante adquirir conhecimento e experiência na área.

17. Personal Trainer/coach. Auxiliar outras pessoas a conseguirem alcançar seus ideais de saúde e fitness pode render bons resultados. É importante adquirir conhecimento e experiência na área.

18. Costureira.
Aprender a costurar e trabalhar com empresas fazendo peças em casa e ganhando por peça pode ser uma boa atividade, além de também poder desenvolver uma linha de roupas e peças originais. Se você estudar moda e criar sua própria marca, pode crescer bastante.

Screen Shot 2013-12-02 at 17.01.25

19. Entrega expressa. Serviços de entrega podem fazer a diferença para qualquer negócio, e também para pessoas físicas, seja usando moto ou carro.

20. Cuidar de idosos.
Os mais modernos acompanhantes têm curso de auxiliar de enfermagem e visitam vários idosos por dia para supervisionar sua alimentação e medicação e orientá-los em suas próprias casas.

Além dessas, existem muitas outras ideias. É bom lembrar que trabalho em casa não é fácil, exige determinação e esforço.

O segredo do trabalho em casa de sucesso exige duas atitudes indispensáveis:

1. Trabalho árduo. É como assar um bolo. Há diversas receitas, umas melhores que outras. Diversos ingredientes, uns caros e extravagantes e outros baratos. Algumas pessoas ficam pesquisando por um longo tempo quais as melhores formas de fazer o bolo. Mas enquanto não misturam os ingredientes e os assam, não terão o produto final para vender. Ou seja, planejar é importante, mas o que fará seu negócio em casa obter sucesso é colocar as mãos na massa e trabalhar.

Quando você quer arranjar um emprego, você envia um currículo, prepara-se para a entrevista e mostra serviço depois de contratado. Para trabalhar em casa, você consegue uma licença, distribui cartões de visita, faz parcerias montando seu network e coloca as mãos na massa, assa o bolo, e tem que fazer a coisa funcionar trabalhando com afinco.


2. Amar o que se faz.
Quando você ama o que faz, sua experiência e especialidade crescem e você tem mais facilidade em fazer o trabalho. Confúcio já dizia: “Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”. Se agir dessa forma, com certeza o sucesso virá.

Para Mais Ideias, Clique AQUI











14 Comments

  • lUIZ rICCI

    Reply Reply 4 de dezembro de 2013

    Gostei muito, achei super proveitoso

    sd.

    Luiz

  • Douglas

    Reply Reply 10 de dezembro de 2013

    Olá a todos os usuários do site, eu achei esta matéria incrível e muito proveitosa.
    Sou Designer Gráfico e desde criança vivo neste mundo das artes.
    Hoje o meu sustento e de minha família vem da arte que nasceu comigo.
    Hoje além da minha arte eu atuo também com internet marketing, publisher onde eu tenho uma boa renda extra na divulgação de cursos online, mmn, entre outros o bacana que estas atividades não interferem na minha principal e fica praticamente no piloto automático mesmo, eu apenas gerencio e divulgo os meus links vez em quando nas mídias sociais.
    bom pessoal eu os convido a conhecer a minha arte no meu site: http://www.dogaweb.com.br

    e o da outra atividade como publisher e internet marketer no link do meu nome. forte abraço e nos vemos na rede

  • Karina

    Reply Reply 17 de Janeiro de 2014

    Estou satisfeita com as matérias/assuntos deste site. Confesso que está manifestando em mim cada vez mais a vontade de montar um home office. Sou formada em Letras (Português e Inglês) e tenho filho pequeno. Ou seja, cuido do meu filho desde que ele nasceu (adoro lamber minha “cria”), mas tenho a vida profissional a realizar. Então, estou pesquisando bastante as possibilidades de trabalhar com um horário flexível. Quem tiver boas dicas, agradeço. Abraço a todos!

  • MARCIA CRISTINA GERHGKE

    Reply Reply 27 de Janeiro de 2015

    quero muito arumar um trabalho para mim trabalhar bem casa tenho um filho que vai fazer 16 anos e precisa aprender a trabalhar gostei esse da loja online eu nao consigo fazer croche nem trico por que sou deficiente se me ajudasem gostaria de fazer isto

  • Decore para autonomos

    Reply Reply 31 de agosto de 2016

    Faço decore para comprovação de renda de autônomos, Fies Universidade, Visto de Estrangeiros na Policia Federal, Visto Americano, Declaração de Faturamento Empresas , Balanço Patrimonial, Livro Caixa para empresas e pessoas físicas, Abertura de empresas, Migração MEi ME, Contabilidade para empresas, Imposto de renda, Recolhimento de INSS e FGTS para domesticas, Telefone 11 99764 7716 pbadvogadocontador(arroba)terra com br

  • Paulo

    Reply Reply 30 de setembro de 2016

    Parabéns pelo post

  • Angelica

    Reply Reply 16 de Janeiro de 2017

    Ótimo post parabéns!

  • leandro Gomes

    Reply Reply 19 de Janeiro de 2017

    ótimo post parabéns

  • Sergio

    Reply Reply 30 de Janeiro de 2017

    ótimo post

  • Luciana

    Reply Reply 5 de agosto de 2017

    Ótimas dicas!

  • jessica

    Reply Reply 15 de agosto de 2017

    Adorei as dicas. Muito bem feito o artigo

  • jessica

    Reply Reply 21 de agosto de 2017

    parabéns pelo post. Vou te acompanhar…

  • Célio

    Reply Reply 26 de outubro de 2017

    Gostei bastante dessas ideias, valeu!

Leave A Response

* Denotes Required Field