11 perguntas e respostas sobre Home Office

Rate this post

Segue abaixo a entrevista realizada pelo estudante de jornalismo Ramon Martins. Achamos as perguntas tão pertinentes que resolvemos publicá-las no blog. Agradecemos ao Ramon a cortesia de permitir a publicação.
—————————————————————————
1. O que é exatamente um home Office?
É trabalhar fora do espaço de um escritório tradicional, de forma remota. Na maioria das vezes o trabalho é realizado à partir de um escritório em casa. Por isso o nome. O trabalho pode ser executado de forma autônoma (empresários e freelances), ou sob contrato (teletrabalhadores que têm a permissão de executar parte do trabalho fora do escritório da empresa)

2. Qualquer um consegue ter um home Office e trabalhar longe da correria da empresa, ou existe algum perfil específico para esse tipo de profissional?
Algumas profissões não permitem que o trabalho seja realizado em casa. Algumas casas não comportam o home office. Algumas famílias não colaboram para que o trabalho seja realizado assim e algumas pessoas não tem o perfil e a disciplina necessária para esta modalidade. Os demais casos são candidatos.

3. Como funciona o dia a dia de quem pode trabalhar em casa? Como funciona a sua rotina de trabalho?
A rotina deve ser igual a de um escritório tradicional. Porém, permite-se um pouco de flexibilidade com relação aos horários e código de vestuário. A grande vantagem neste caso é o tempo ganho com deslocamentos.

4. Quais são as diferenças no dia-a-dia e responsabilidades do profissional que é autônomo e de um profissional que presta serviços para outra empresa?
Ambos tem responsabilidades e prestam contas, mas para diferentes pessoas. O teletrabalhador ao seu superior, e o autônomo ao seu cliente. No restante, a rotina deve ser parecida.

5. Quais são as principais vantagens e as maiores preocupações em trabalhar por conta própria?
Vantagens: aumento de qualidade de vida, saúde, flexibilidade de horários, possibilidade de ficar perto dos filhos, ganho de tempo sem o deslocamento, redução de interrupções de colegas e de perda de tempo com reuniões…
Preocupações: isolamento profissional, proximidade com a TV e geladeira, falta de concentração, falta de suporte técnico, interrupções dos familiares, procrastinação e síndrome de burnout…

6. Como começar um home Office?
(1) Fazer uma auto-análise se existe o perfil (2). Decidir a atividade. (3) Conversar com a família. (4) Escolher um espaço na casa adequado. (5) Adquirir equipamento e mobiliário adequados. (6) Imprimir material de divulgação e apresentação (caso seja autônomo/empresário). (7) Estabelecer uma rotina de prospecção, horário de expediente, metas, etc…

7. O que se deve evitar para ter sucesso ao montar um escritório em casa?
A falta de disciplina…

8. Com o desenvolvimento tecnológico muita coisa mudou, principalmente em relação à produção e disseminação de conteúdo. Como você vê a importância da acessibilidade à tecnologia em relação ao desenvolvimento de projetos autônomos?
O acesso gratuito à informação e às ferramentas de trabalho com certeza viabilizam muitos aspectos do trabalho em casa. Para começar, sem internet e e-mail provavelmente o trabalho em casa seria imposível. Seja em pesquisas de conteúdo, comunicação com cliente e fornecedores ou atualização profissional, a tecnologia é a grande aliada nesta modalidade de trabalho.

9. Como delimitar quando já se encerrou o expediente ou se ainda é necessário continuar e insistir até que o trabalho esteja concluído?
O ideal é obedecer a um horário de expediente pré-definido. Mas como há flexibilidade de horário, podem haver exceções (cuidando para não se criar um hábito). O importante é respeitar o bioritmo (cada pessoa produz melhor em certo horário), sem perder o equilíbrio.

10. O que uma empresa ganha ao contratar os serviços de um profissional que trabalhar em um home Office? Como funciona a relação empresa funcionário com essa distância física?
No meu caso, a economia que tenho no overhead da empresa (custos com aluguel, luz, água, etc), é repassado sob forma de desconto para meus clientes. E como posso gerenciar meu tempo de uma forma mais otimizada, acabo trabalhando com prazos mais curtos. Em resumo, meus clientes recebem a qualidade de uma agência grande, com preço e prazo de freelancer.
No caso de um funcionário contratado, a vantagem está na economia do posto de trabalho. O espaço físico, estrutura, mobiliário e equipamento custa caro em uma empresa. Se o funcionário utiliza sua própria estrutura, acaba economizando estes custos.

11. Home Office é uma tendência? Por que?
Acredito que sim. Está havendo um grande aumento no número de profissionais que trabalham de casa. A tecnologia cada vez mais acessível e o trânsito das cidades cada vez pior está favorecendo muito para o crescimento deste modelo de trabalho.

4 Comments

  • rinaldo

    Reply Reply 23 de setembro de 2010

    Cuidado muito cuidado, disciplina acima de tudo.. eu as vezes fico em casa, mas tem que administrar. se arrume como se estivesse de saída para o trabalho etc.
    no caso masculino, trabalhar de pijama, barba por fazer já coloca tudo a perder, parece piada mas é pura realidade. o corpo vicia e baubau profissionalismo.. abç

  • Yuri Sabino

    Reply Reply 29 de setembro de 2010

    Muito interessante a matéria. Como foi desenvolvido em uma das perguntas, devesse pesar bem os prós e contras de se iniciar um Home Office, pois é um facilitador em muitos aspectos, a diminuição de interação social e a dificuldade de se desligar do trabalho nos horários pré-determinados são fatores comprometedores da saúde metal que devem ser levados em consideração.

  • Tatiana

    Reply Reply 20 de outubro de 2010

    Precisava saber de alguma empresa que me possibilite esse tipo de trabalho…não tenho experiência, e tenho receio de entrar em alguma roubada…tem alguem ou site que eu possa entrar em contato?Sou de Curitiba.
    Obrigada
    Tatiana

  • Maria Raquel

    Reply Reply 3 de novembro de 2010

    Sou de Pernambuco e gostaria de saber de alguma empresa que ofereça teletrabalho aqui em PE.
    No Aguardo, Abç
    Raquel

Leave A Response

* Denotes Required Field