11 dicas para escritórios pequenos

Com os espaços cada vez mais reduzidos, a palavra de ordem é otimização.
Confira algumas dicas adaptadas deste material (em inglês, da American Express), enviado pela @andreagreca:

1. Faça uso de outras áreas: não pense que seu espaço de trabalho se restringe apenas a sua mesa. Faça uso de outras estruturas. Quem trabalha com notebook, por exemplo, pode explorar outros cômodos da casa (ou fora dela).

2. Não acumule papel: o escritório ganha agilidade quando não está entulhado de papel. Evite o acúmulo e ganhe não só mais dinâmica como também mais espaço de armazenamento.

3. Tenha reuniões em pé: é fato que elas são bem mais objetivas e criativas do que as reuniões formais (e ocupam menos espaço!). Essa vale para quando você tem que reencontrar os colegas no escritório para colocar as pautas em dia, otimizando o tempo (tem muita gente que trabalha alguns dias de casa e outros do escritório da empresa).

4. Livre-se da bagunça: organize-se e defina seu espaço. A bagunça acaba atrasando seus processos, ainda mais em um espaço pequeno. Cansa física e mentalmente. Não deixe que suas coleções, brinquedinhos e porta-retratos tomem todo o seu espaço de trabalho. Tenha alguns elementos cognitivos e lembretes que te façam lembrar do trabalho.

5. Use o mesmo revestimento em todo o piso: ao invés de pequenos tapetes ou revestimento azulejado, prefira carpetes por toda a extensão do escritório ou um piso amadeirado/laminado. Os azulejados fazem muito barulho ao caminhar e podem atrapalhar uma ligação telefônica, por exemplo. Além disso, um revestimento só cobrindo tudo dá a impressão de que o lugar é mais amplo.

6. Esqueça o mesão: use objetos em escala menor. “Tudo está ficando menor nos escritórios e os mesões estão virando dinossauros – extintos. Tenha uma estação de trabalho menor, com espaço para arquivo e uma gaveta. Já que está tudo no seu computador mesmo, por que perder espaço – tão valioso – com um mesão?”, comenta Lauri Ward, autora do livro Use What You Have Decorating.

7. Deixe a luz brilhar: evite a luz geral que vem do teto e acaba fazendo sombra no seu espaço de trabalho. É interessante ter uma luminária de mesa direcionada ao seu computador. Evite também as luminárias de pé, que ocupam um espaço precioso.

8. Fique de olho nas inovações do design: a nova geração de designers está sempre criando soluções mais efetivas e menos espaçosas para o escritório. Fique de olho nas novidades e novos nomes!

9. Pense verticalmente: explore as possibilidades de uso das prateleiras na parede, na mesa de trabalho (aquelas que já vem anexadas) e ganchos para acessar o que é mais importante no dia a dia e tirar o casaco e a bolsa do encosto da cadeira.

10. Deixe o seu monitor móvel: já existem no mercado alguns “braços” para você colocar o seu monitor e deixá-lo mais móvel e longe do tampo, ganhando mais espaço de trabalho.

11. Identifique os cabos: etiquete as duas extremidades dos cabos de equipamentos que você usa. Ou junte-os por cor: os cinzas na canaleta cinza e os pretos na preta. A última coisa que você quer é ficar preso embaixo da sua pequena mesa na dúvida se desligou o cabo certo.

E aproveite o seu SoHo! (Small Office Home Office)

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







Leave A Response

* Denotes Required Field