trabalhar em casa

10 passos para começar a trabalhar em casa

10 passos para começar a trabalhar em casa
5 (100%) 4 votos

Trabalhar em casa é o seu sonho a cada virada de ano? Ainda não deu? Não se preocupe. Sempre dá para recomeçar. Entra ano e sai ano, nos fazem as mesmas perguntas: como começar a trabalhar em casa? O que preciso ter? Quais são os principais desafios no home office? Então vamos lá!

1. O começo

Primeiro, para começar a trabalhar em casa é preciso avisar a família e os amigos que estará trabalhando em home office e que precisa ter seu espaço e tempo de trabalho respeitados. Outra dica é trabalhar naquilo que você já sabe fazer, assim a curva de aprendizado é menor e você tem mais chances de ter sucesso. Caso não seja possível, invista na sua paixão. A hora é agora.

2. Trabalho é trabalho

Ao começar a trabalhar em casa você também precisa estar consciente de que é um trabalho como outro qualquer, igualzinho ao que é feito no escritório tradicional. É como costumamos dizer aqui no GoHome, trabalho é algo que se faz e não um lugar para onde se vai.

3. Espaço exclusivo

Separe um espaço exclusivo para o seu trabalho. Por menor que seja, ele tem que ser 100% do trabalho, sem bagunças da casa por cima dele. Um dos maiores riscos ao trabalhar em casa é se perder na bagunça de coisas pessoais e profissionais, perdendo contratos, orçamentos, papeis importantes no meio da tarefa das crianças. Então, se não puder dedicar um cômodo para home office, tenha ao menos uma escrivaninha ou um nicho próprio para isso.

home office

4. Trabalhe a autoestima

É normal se sentir inseguro ao começar um novo trabalho ou negócio. Não se preocupe, um pouco de frio na barriga todo mundo sente. Porém, não deixe este medo inicial tomar conta da sua mente. Trabalhe a autoestima, saiba que somos milhões de trabalhadores em casa e que estamos sim tendo mais qualidade de vida trabalhando de uma forma muito mais otimizada.

5. Seja regrado

Claro que um dos maiores benefícios de trabalhar em casa é a flexibilidade mas isso não quer dizer que você não deva ter horário para nada. Mantenha a sua rotina de ter horário para acordar, realizar as suas tarefas e as da casa (separadamente), ter horário de almoço. Caso contrário, você vai se perder madrugada adentro para entregar algum trabalho ou deixar de ter descanso no final de semana para compensar o tempo perdido.

6. Hora focada

Uma boa dica para quem está começando e também para quem já trabalha em casa é trabalhar com o esquema de hora de trabalho focado. Funciona assim: durante uma hora você vai desligar os apps de conversa, deixar o celular no vibra, pedir para ninguém te interromper e trabalhar sem nem atender o telefone. Depois dessa hora, pare por dez minutos, tome uma água e resolva o que for urgente.

7. Sempre antenado

Não é porque você trabalha em casa que pode ficar por fora da sua área. Muito pelo contrário. Trabalhar em casa é como qualquer outro trabalho: você precisa estar antenado, atualizado com a sua área ou vai ficar defasado no mercado. Participe de palestras, cursos e eventos de networking para se atualizar e conhecer novas pessoas.

8. Pausa para que te quero

Ao trabalhar em casa você não vai mais ter um chefe ou um colega de trabalho te dizendo o que tem que fazer. Que bom, né?! Mas isso também interfere nos seus momentos de pausa, sabia? É você quem vai ter que definir esses momentos de descanso ao longo do dia. As pausas ajudam muito a raciocinar melhor e voltar ao trabalho com mais energia.

9. Plano B

No escritório tradicional você não precisa se preocupar se a internet falhar ou se acabar a luz de repente. Ao trabalhar em casa, porém, é você quem vai ter que resolver isso. Caso esteja com pressa ou com um prazo de entrega próximo, já tenha na sua agenda um “Plano B”, ou seja, um lugar onde possa correr para trabalhar ou técnico para te socorrer. Aliás, é bom ter mais de um na agenda.

10. Divirta-se!

É muito bom trabalhar em casa e você merece se divertir nesse novo formato de trabalho. Claro que as dificuldades vão aparecer, mas com um pouco de humor e jogo de cintura tudo se resolve. Então aproveite, comece agora um home office e curta mais a sua vida!

Se quiser mais ajuda, aqui tem o Curso Grátis do GoHome: clique aqui para acessar o curso grátis.

Boa sorte e sucesso!

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







Leave A Response

* Denotes Required Field