10 dicas para montar um home office produtivo

É fato que trabalhar em casa tem seus prós e contras. Então, para otimizar os prós, vale seguir algumas dicas e manter a produtividade em alta. Parte disso é conquistada com um home office bem bacana, livre de entulhos, onde o trabalho possa fluir. Acompanhe, então, essas dicas divulgadas pelo FastCompany (e traduzidas pelo PEGN), criadas por Linda Varone e Michael Chauliac, especialistas em home office e ergonomia.

home office

1) Não ouse demais – Na hora de montar um espaço de trabalho, é natural que o empreendedor queira um ambiente diferente dos demais. Mas é importante não ousar. Móveis cheios de curvas, como vistos em revistas de design e redes sociais como o Pinterest, podem não ser funcionais: uma cadeira toda descolada pode causar problemas na coluna e chamar atenção demais. “Quando há muitos estímulos visuais, o próprio ambiente pode ser o causador de distrações que diminuem a produtividade, diz Linda.

2) Siga regras ergonômicas – A ergonomia é o estudo da relação do ser humano e os ambientes em que ele se encontra. No trabalho, esse estudo objetiva o bem-estar frente a males causados pela jornada de trabalho, como dores nos pés, na coluna e problemas visuais. Alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de preparar seu home office: ajuste sua cadeira em uma altura que permita que seus pés sempre estejam apoiados firmemente no chão ou em um descanso para pés, posicione seu antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e coloque o monitor de maneira que seus olhos consigam ver toda a tela sem movimentos bruscos da cabeça.

3) Abra espaço para a luz natural – O sol faz bem e pode te ajudar a se manter acordado. Por isso, monte seu home office perto de uma janela. E dependendo da vista, vale começar seu horário de descanso dando uma bela olhada lá fora.

4) Mas não esqueça das lâmpadas – A luz natural faz bem, mas provavelmente não será suficiente para iluminar seu escritório. Por isso, não esqueça das lâmpadas. Linda Varone dá uma dica: em vez de luzes de parede, tente colocar luminárias na sua mesa – essas luzes podem proporcionar brilho suficiente e ainda deixam o ambiente com um clima mais bonito.

5) Guarde papéis de forma inteligente –
Chauliac afirma que o armazenamento de documentos é o principal problema de quem trabalha em casa, por conta da aversão das pessoas àqueles grandes armários de documentos. Segundo ele, esses móveis não são os mais atrativos do mundo, mas são necessários. No entanto, dá para ter estruturas mais bonitas, como prateleiras coloridas, por exemplo. É importante que elas tenham bastante espaço. Nos primeiros dias de trabalho, você pode pensar que vai sobrar espaço, mas aguarde e verá a quantidade de papel produzida durante o trabalho. Para quem trabalha dentro de um quarto de hóspedes, outra dica de Chauliac. “É provável que o cômodo tenha um guarda-roupa. Use-o”, diz ele.

6) Crie um “espaço de conforto” – Trabalhar por muito tempo sem uma parada é prejudicial à saúde e à própria produtividade – é necessário parar para readquirir a concentração do começo do expediente. Na hora de descansar, prepare um lugar confortável. Tudo depende de espaço, claro, mas uma poltrona estofada, um travesseiro e uma luz mais fraca podem fazer a pausa valer muito mais a pena.

7) Tenha uma plantinha perto de você – Uma planta é a decoração perfeita para o seu home office, já que ela traz para a sua casa algo que está lá fora. Além disso, ela não chama atenção o bastante para tirar a concentração. Outra vantagem das plantas é que é possível deixá-las mais de dois dias sem água. Em outras palavras, você não precisa nem chegar perto do seu home office aos fins de semana.

8) Personalize com bom senso –
Nada contra colocar fotos de família na sua mesa, mas, depois de um tempo, elas deixam de chamar a sua atenção. “É importante personalizar a mesa, mostrar que aquele lugar é seu, mas talvez seja melhor fazê-lo com memes impressos, histórias em quadrinhos ou até um cheiro que te deixe mais alegre”, afirma Linda.

9) Tire da sua vista coisas que te incomodavam no seu emprego –
Chauliac tem aversão a um eletrônico mais que comum em escritórios: impressoras. “Elas parecem chatas e até seus barulhinhos me irritam”, diz ele. Sua fobia pode ser a mesma dele, ou aquele monte de post-its colocados no monitor, ou o toque do telefone. Trabalhar em casa tem que ser mais legal do que trabalhar fora, então é importante tirar de vista o que pode te deixar para baixo. “Ninguém está falando que é proibido ter uma impressora ou um telefone. Basta deixar aquilo mais escondido”, afirma Chauliac.

10) Mantenha tudo o que você precisa perto de você –
Lembre-se das distrações que a sua casa pode proporcionar. A TV; sua namorada ou namorado; comida; seu animal de estimação. Tudo isso é ótimo, mas deixe-os para a hora do descanso. Se toda vez que você precisar de caneta, tesoura, grampeador, papel ou uma bebida, você precisar atravessar todas essas “tentações”, é provável que você perca muito tempo.

H.O.

Mantenha o que você precisa ao alcance da sua mão. Se possível, pense na ideia de ter um frigobar no seu escritório. Mas há exceções. “É importante parar. Almoçar na mesa de trabalho é algo que não deve ser feito, por mais legal que o ambiente de trabalho seja. Não é preciso ficar ali todo o tempo do mundo”, diz Linda.

Se você é gestor(a) de RH de uma empresa e precisa de ajuda para implementar o trabalho remoto, podemos te ajudar. Acesse trabalhoportatil.com.br e saiba mais.

(Quer Aprender os Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Sem Sair de Casa?
Clique no Banner Abaixo!)







14 Comments

  • Ricardo albernaz

    Reply Reply 16 de abril de 2014

    Sou advogado liberal e já há mais de 3 anos estou trabalhado na modalidade home office. Estou muito satisfeito e encantado com essa nova forma de trabalhar, muito mais dinâmica, confortável e, em muitos casos muito, mais produtiva do que a “velha forma” de se trabalhar, com todos os stresses da ida e vinda, além dos aborrecimentos cotidianos. Gostaria de compartilhar minhas experiências com outros profissionais, como poderia fazer para me cadastrar no site de vocês? Desde já agradeço pela atenção.

  • marina

    Reply Reply 16 de abril de 2014

    Olá Ricardo! Que bom saber da sua experiência tão positiva em home office. Nós – eu e o André – não conseguiríamos mais voltar à “velha forma”, como você mesmo disse. Em breve lançaremos nossa rede onde os home officers poderão compartilhar suas experiências. Continue ligado no GoHome para saber das novidades! Grande abraço.

  • taiane maldonado

    Reply Reply 17 de abril de 2014

    Olá, tenho grande interesse em trabalhar dessa forma .
    Sou formada em publicidade.

  • Rapanelli

    Reply Reply 30 de abril de 2014

    Achei muito interessante este site. Possui dicas importantes a todos que tem interesse pelo assunto.

    Como pratico esta modalidade há alguns anos, tenho algumas dicas:
    – Disciplina – Tenha horários e vista-se adequadamente ao seu escritório.
    – Home Office – Quer dizer seu espaço profissional reservado numa casa.
    – Saúde – Não seja sedentário. (Home Office atiça o sedentarismo)
    – Pausas – Levante-se e tire a bunda da cadeira a em intervalos regulares (No meu caso a cada 2 horas) – Espreguice. Tome seu café ou chá ou qualquer outra coisa. Olhe para algo distante e diferente da tela de seu computador.
    – YouTube,FaceBook,Instagram,FourSquare,LinkedIn, somente Antes ou Depois de sua “jornada” de trabalho. Nunca durante.

    Abraços a todos
    Rapanelli

  • Marina

    Reply Reply 30 de abril de 2014

    Boas dicas, Rapanelli!

  • Fabio

    Reply Reply 8 de maio de 2014

    Gostaria de Opinião de profissionais e localizei vocês.
    Presto serviço de assessoria documental para o Banco Bradesco, Hoje tenho um pequeno escritório no centro de São Paulo onde durante três anos realizei atendimento ao meus clientes pessoalmente no máximo 20 vezes. Meus planos é investir na aquisição de 01 imóvel próximo a minha residência para implantação do meu escritório. Sair do centro e ir para um bairro seria uma mal escolha?

  • Marina

    Reply Reply 27 de maio de 2014

    Olá Fabio, pelo visto você é um sério candidato a home office. Se não quiser trabalhar em casa, pode alugar um espaço próximo à sua residência, escritório virtual ou coworking. Hoje existem várias opções para trabalhar de forma autônoma e com maior economia. Sucesso!

  • Fábio Martins

    Reply Reply 12 de junho de 2014

    Eu trabalho assim desde 1996, na produção de softwares. ADORO!
    Com a minha nova profissão, ADVOCACIA, também pretendo trabalhar dessa forma.
    Vocês possuem algum sistema de newslwetter, para nos manter informados?
    Grato!

  • Marina

    Reply Reply 12 de junho de 2014

    Olá Fábio! Estamos planejando a criação de uma newsletter para os nossos leitores. Assim que estiver pronta, pode deixar que enviaremos para o seu email.
    E muito obrigada pelo seu depoimento, é sempre bom saber que tem mais gente feliz e satisfeita no home office. Sucesso! Um abraço, Marina.

  • Marina

    Reply Reply 26 de fevereiro de 2015

    Legal, Rafael! Faça isso mesmo. Home office é tudo de bom.
    Gostei do seu post. Um abraço!

  • Rogerio Gomes

    Reply Reply 14 de junho de 2016

    Vendas Via internet com entrega em todo brasil.

  • Gilberson

    Reply Reply 26 de julho de 2016

    Olá, sou Software Engineer e larguei tudo em janeiro desse ano pra trabalhar integralmente Home Office, realmente existem muitas distrações..eu mesmo me pego distraído em alguns momentos do meu dia. As dicas aqui postadas são importantíssimas e agora mesmo já vou providenciar algumas modificações em meu escritório.

    Gilberson SS – CEO
    GL-TECH
    http://gltechpi.com.br/

Leave A Response

* Denotes Required Field