Secretária remota: nova carreira em ascensão

O GoHome conversou com Deisiane Zortea Kuckla, uma empreendedora de União da Vitória (PR), que mora em Curitiba e desde o início de 2011 trabalha como secretária remota. Seu exemplo é um case de sucesso de empreendedora que correu atrás do que queria, se planejou (fez pesquisa de mercado e plano de negócios) e implementou a ideia. "Já trabalhava há anos como secretária em um escritório de arquitetura e analisava a ideia de trabalhar em casa. Percebi que havia uma necessidade de organização da vida profissional, especialmente dos profissionais liberais. Nos Estados Unidos o serviço de assistente virtual é bem comum, mas vi que no Brasil ainda estava começando", comenta Deisiane. Depois de muita pesquisa própria e consultoria do SEBRAE, ela montou seu escritório em casa, onde já tinha mobiliário adequado e adquiriu um notebook, além de instalar banda larga para poder realizar seu trabalho.

Foto Luiz Costa

Deisiane já iniciou seu trabalho com clientela, inclusive alguns clientes surgiram a partir da pesquisa de mercado. "Quando eu perguntava sobre a demanda dos serviços, algumas pessoas respondiam: 'sério que existe este serviço em Curitiba? Eu preciso disso'", conta. De lá para cá, Deisiane fez algumas adaptações em seu pacote de serviços, mas sua agenda comporta todo o trabalho de secretariado, administrativo e até RH e financeiro, como contas a pagar, prospecção, contratação, agenda, orçamentos, etc. Para o serviço de atendimento telefônico, Deisiane conta com a parceria de uma colega que atende os ramais com script pré-definido.

Como funciona
O serviço da secretaria remota é cobrado por hora e Deisiane define com o cliente o pacote mensal. Caso ultrapasse o limite, ela avisa e combina os extras com o cliente. A secretária atua como MEI (Micro Empreendedor Individual), fornece nota fiscal para seus clientes (o que ajuda a não configurar vínculo empregatício), e conta que hoje consegue faturar mais do que quando era contratada de uma empresa. "Claro que tem os custos fixos de uma empresa, como telefone e internet. Agora, estou comunicando meus clientes a me ligarem no telefone Voip, para não misturar com o da casa", explica. Esta é uma separação importante, especialmente para não invadir a privacidade da residência. Deisiane tenta se ater ao horário que definiu para trabalhar, das 8 às 17 horas, com uma hora de almoço. Mas sabe que quando o trabalho exige, vai além desse horário. "Estou me policiando para cumprir este expediente e depois do trabalho poder me dedicar ao meu hobby", conta Deisiane.

Sobre as vantagens e desafios de trabalhar em casa, a secretária remota comenta que é uma grande facilidade não ter que sair de casa quando está chovendo, por exemplo, enfrentar trânsito ou ter que levantar muito cedo para chegar ao serviço no horário. "Valorizo a flexibilidade de horários, posso montar a minha agenda. Por isso consigo estar aqui, no café, sendo entrevistada por vocês. Também economizo com combustível, alimentação fora de casa, etc.". Sobre as desvantagens, Deisiane diz que não consegue elencar nenhuma, a não ser pelo fato de agora ter que dedicar um tempo para organizar as finanças da própria empresa. Mas nada que ela não consiga tirar de letra, não é mesmo? =)

Gostou? Compartilhe! Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

14 Comentários

  • marco antonio gavlinski

    Responder Responder 3 de abril de 2013

    lí sua matéria agora na internet e esclareçe um pouco. Tem muito assunto na internet mas não se sabe quando é picaretagem ou sério porém nenhum esclareçe o que fazer e como fazer. Poderia mi mandar alguma dica? ITAú BRADESCO e assemelhados se utilizam de serviços de pesquisa de satisfação do cliente. Nossos agradeçimentos. Boa tarde

    • Deisiane zortéa kuckla

      Responder Responder 19 de junho de 2013

      Prezado Marco,
      Nossa empresa está formalizada/ possui CNPJ e emitimos Nota Fiscal de todos os serviços prestados.
      Nosso atendimento é diferenciado pelo fato de ser totalmente personalizado, de acordo com a necessidade do cliente.
      Somos acompanhados através de consultorias especializadas no SEBRAE, por se tratar de um projeto pioneiro e inovador.
      Para mais informações, pode entrar em contato através do e-mail contato@secretariaremota.com.br
      Atenciosamente,
      Deisiane

  • Solange Costa

    Responder Responder 30 de abril de 2013

    Sou secretária há mais de 20 anos. No momento estou disponível para o mercado, mas Quero continuar atuando na profissão. Tenho interesse em desenvolver esse trabalho em casa pelos mesmos motivos da Deisiane, flexibilidade de horário, agenda, evitar trânsito.

    Gostaria de entrar em contato com a Deisiane e saber mais sobre esse trabalho, dicas e etc.

    Atenciosamente,

    Solange Costa

  • Juceni Pereira da silva soares

    Responder Responder 8 de maio de 2013

    Gostaria muito de atuar nessa profissão, porém tenho poucas informações à respeito. Gostaria de pedir dicas de empregadores por onde devo começar, a quem enviar meu currículo. Quais são os passos?
    Obrigada.

  • luciana carvalho

    Responder Responder 9 de maio de 2013

    Tenho dúvidas tb.
    Concordo com o comentário acima sobre "picaretagem".
    Gostaria de saber mais a respeito, estou a procura de emprego e acho esse sistema interessante.
    Você pode me orientar?
    Obrigada.

  • Miriã Josete cassanja

    Responder Responder 22 de maio de 2013

    Boa tarde Deisiane. Tenho dúvidas ref a quanto cobrar por hora, ou se devo cobrar por pacote. Pode me dar dicas

  • alline Novais de faria

    Responder Responder 28 de maio de 2013

    Que atuar nesta area, tenho a estrutura e conheço muito sobre secretariado,mas gostaria de saber mais comoé o pacote e quanto cobra por hora. Obrigada.

  • Deisiane zortéa kuckla

    Responder Responder 19 de junho de 2013

    Prezados
    Uma sugestão para começar a empreender neste ramo é elaborar um Plano de Negócios.
    O Plano de Negócios engloba vários assuntos, entre eles: público alvo, elaboração de preços, como divulgar os serviços, questões financeiras, entre outros. Nele vocês poderão ‘visualizar’ o negócio antes de começar a atuar.
    Sucesso em seus projetos!

    Para mais informações, podem entrar em contato pelo e-mail contato@secretariaremota.com.br

    Atenciosamente,
    Deisiane

  • Carla martins

    Responder Responder 4 de setembro de 2013

    Deisiane, boa tarde

    Li sua materia e achei de fato, um case.

    Tenho 12 anos de carreira, e trabalho em uma grande empresa em SP, mas que nomomento passa por uma grande reestruturação, que está levando a eu pensar em eu trabalhar em home.
    Apenas uma dica: começo consultando o SEBRAE? e depois? como divulgo? ha associações, empresas que tenho que me associar, mesmo sendo eu autonoma?

    Parabens pela iniciativa, e continuarei lhe acompanhando, estou em seu twitter..@ccrismartins.

    Sucesso, sempre!!

    Abs
    Carla Martins

    • Deisiane zortéa kuckla

      Responder Responder 5 de setembro de 2013

      Carla
      O Plano de Negócios do SEBRAE é muito completo, por isso sugiro.
      Ele engloba vários assuntos, entre eles as dúvidas que você citou no seu comentário.
      Êxito!
      Deisiane

  • Thais Rodrigues

    Responder Responder 25 de agosto de 2014

    olá, também tenho muito interesse em trabalhar como secretaria em casa, já trabalho como secretaria, porem é muito desgastante sair de casa cedo e depois ir para a faculdade e voltar para casa e chegar meia noite. É muito desgastante. gostaria que me desse dicas referente as empresas que contratam secretarias para trabalhar em casa... ou então como posso iniciar esse caminho.
    Obrigada!

  • paloma Chagas

    Responder Responder 25 de setembro de 2014

    Olá, já trabalhei de recepcionista, mas há anos estou fora do mercado de trabalho e sendo "Bancada" pelo marido. Quero muito mudar essa situação e voltar a ser independente por isso veio através deste pedir dicas e maiores informações. Obrigada

  • paula s s bueno

    Responder Responder 24 de outubro de 2014

    Bom dia , fui secretaria executiva financeira durante 28 anos atuando em todas areasadministrativas, tenho formacao em administracao de empresas, hoje em dia estou em casa por motivo familiar, no entanto tenho escritirio montado e gostaria de voltar a trabalhar e como secretaria remoto seria otimo, gostaria de me cadastrar moro em santo andre - sp meu telefone (11) 4476-7360 e cel 98507-2813, fico aguardando contato, boa tarde.

  • joziana martins

    Responder Responder 14 de novembro de 2014

    Boa Tarde Deisiane
    Também era secretaria e assistente administrativa eu era responsável por tudo na empresa ,mas infelizmente a empresa fechou ,mas pensando neste mercado de fome office também comecei a trabalhar eu gostaria de saber cose eu posso comunicar direto com empresas ou só profissionais liberais

Deixe um Comentário

* Indicar Campos Obrigatórios